Na tarde desta quarta-feira (21), a FIA anunciou a lista de mudanças no regulamento da Formula 1 para 2011. Como tem sido praxe na categoria, todo ano tem alguma alteração no regulamento. E algumas delas ate parecem ter lá a sua importância, mas a maioria não influi tanto no andamento das coisas na categoria.
Entre as mudanças, uma surpreendeu. A aprovação de um sistema de aerofólios móveis, que permitira ao piloto perseguidor ganhar velocidade em retas, com o intuito de facilitar as ultrapassagens, não era esperada. Esta mudança de ângulo das asas terá algumas regras e será autorizada pela direção de prova. A principio, se o piloto estiver a um segundo do piloto da frente, depois de duas voltas de corrida disputadas, poderá se valer deste sistema.
Outra é o aumento do peso mínimo dos carros, que passa de 620kg para 640kg. 2011 será a segunda temporada consecutiva em que os carros da F-1 "engordarão". Na temporada passada, mesmo com o uso do KERS, o peso mínimo obrigatório era de 605kg. Porem, o peso era muito exíguo, o que fazia com que as equipe tivessem que optar entre colocar o KERS ou não dependendo do peso de seus pilotos.
Pilotos altos, como Robert Kubica, por exemplo, tinham sérios problemas para atingir o peso necessário para que o seu carro pudesse carregar o KERS sem comprometer o desempenho de seu carro.
Ano que vem teremos a volta do KERS, o sistema de reaproveitamento de energia cinética, que volta ao cenário da Formula 1 depois de um ano "sabático".
Mas como a sua não utilização não vinha do regulamento da FIA, mas de um acordo da FOTA. Por isso não foi citado na lista de mudanças para 2011. As principais entusiastas da volta do KERS foram Ferrari e Renault, justamente duas equipes ligadas as grandes montadoras que tem interesse em divulgar a nova tecnologia -afinal, os carros híbridos estão em voga para a imagem deste setor da economia... As duas equipes gostariam que fossem feitas algumas mudanças nas especificações técnicas, mas o que se viu foi que as mudanças não aconteceram, deixando o sistema com as mesmas especificações de 2009.
Para a próxima temporada também volta a regra dos 107%. O piloto que nao conseguir fazer uma volta com 107% do tempo de volta mais rápida marcada na primeira fase do treino de classificacao e automaticamente desclassificado - não poderá participar da prova no dia seguinte.
Ah, sim. Teve também a aprovação da nova fornecedora de pneus para a Formula 1. Trata-se da Pirelli. E o fim de uma novela que vinha se arrastando nos últimos meses, depois que a Bridgestone anunciou que não iria renovar o contrato de fornecimento anterior, logo depois do GP de Abu Dhabi do ano passado. Michelin, Cooper Avon e Kumho também participaram, mas os italianos de Milão levaram o contrato. No fundo, no fundo, pouco ou nada muda, ao contrario do que fazem parecer por ai.
Afinal, o tipo de contrato e o mesmo, ou seja, em regime de exclusividade para a categoria, sem competição entre as fornecedoras -como era a proposta da Michelin. Para a temporada que vem, sao estas as mudanças no regulamento.
Já para este ano...
Algumas mudanças no regulamento foram aprovadas para aplicação imediata. E o caso do esclarecimento da regra do Safety Car. A corrida de Mónaco foi notabilizada pela ultrapassagem de Michael Schumacher sobre Fernando Alonso na ultima volta, apesar da corrida ter terminado em bandeira amarela -o carro madrinha entra nos boxes para que os carros recebam a bandeirada sem a interferência deste.
Agora, a regra deixa claro que não pode haver mudanças de posição entre a saída do Safety Car na última volta (caso a corrida esteja em regime de Safety Car neste momento decisivo) e a linha de chegada.
Outra alteração e quanto a possibilidade dos comissários tomarem atitudes contra um piloto que esteja muito lento na pista. Pilotos que estejam demasiadamente lentos poderão ser obrigados a deixar a pista para análise dos comissários. E, por fim, casos como o de Lewis Hamilton em Montreal - que o piloto desliga o carro na volta de retorno ao box de forma deliberada para que tenha combustível para analise da FIA - também será passível de punição.
GP da Europa
Neste final de semana, a Formula 1 mais uma vez tenta silenciar as famigeradas vuvuzelas com o barulho de milhares de cavalos. Teremos a disputa do GP da Europa na pista temporaria construida nas ruas do porto de Valencia. As grandes favoritas, novamente, sao as Red Bulls, ja que a pista velenciana e de baixa e media velocidade, e se promete muito sol e calor para o final de semana, situação mais favorável aos carros azuis.
Quem promete mudanças e a Ferrari, que levará a Valência um carro totalmente novo. E a oportunidade que Fernando Alonso e principalmente Felipe Massa esperavam para ter uma virada em suas temporadas. E, por fim, quem comemorará uma data festiva neste final de semana é a Lotus, que completará o seu 500º Grande Prêmio em Valência.
Agenda do GP da Europa
Treinos livres (sexta, 25/06)
Sessão 1: entre 05h e 06h30
Sessão 2: entre 09h e 10h30
(sábado, 26/06)
Sessão 3: entre 06h e 07h
Classificação (sábado, 26/06)
Começa às 09h
Corrida (domingo, 27/06)
Largada às 09h (57 voltas)
(treinos livres passam ao vivo no Sportv2. Classificação e corrida, ao vivo na TV Globo)