Um amigo veio de Salvador para São Paulo neste fim de semana para ver o show do Mettalica, que aconteceu no estádio do Morumbi, na capital paulista. Ele já conhecia a cidade, mas comentou como ficou impressionado com a quantidade de SUVs nas ruas, especialmente de Porsche Cayenne, já que ele é apaixonado pela marca de Sttutgart.
Realmente, basta dar uma olhada nas ruas da capital paulista, conhecida pelos seus longos congestionamentos, para notar a quantidade de veículos de grande porte. Nada contra o tipo de veículo, uma vez que eles são úteis para quem tem um sítio ou fazenda, mas a maioria deles nunca viu poeira desde que saiu da fábrica.
Então, qual é o motivo de ter tanto utilitário esportivo no asfalto de São Paulo? Para começar, eles passam a falsa impressão de segurança, já que o motorista fica em posição mais alta e consegue ter uma visibilidade maior do entorno. Depois, há o mito de que passam facilmente por enchentes. Pode ser por serem mais altos, mas não trazem tantos benefícios assim quando a água começa a subir.
Na minha visão, os SUVs ocupam espaço, consomem combustível demais e são pouco prático para seus motoristas. Tente estacioná-lo em um shopping ou um supermercado que têm vagas cada vez menores para ver. O mesmo vale para as picapes de cabine dupla, que raramente levam em suas caçambas outra coisa que não malas.
Outro ponto contra é mais uma impressão minha que um fato comprovado. A bordo de um utilitário esportivo, alguns motoristas se tornam mais agressivos. Mudam de faixa sem dar seta e acham que basta embicar, para que toda uma fila pare. É comum também ver uma grade de picape pelo retrovisor, sempre amedrontando os veículos menores para dar passagem, mesmo que seja em um ponto em que isso não seja possível.
0 a 100 km/h
- Nesta semana a Volkswagen vai lançar a Amarok, sua aventura no mundo das picapes de cabine dupla. Ela chegará com motor de 2,0 litros a diesel, mas o preço ainda é uma incógnita. As concessionárias acreditam na faixa dos R$ 120 mil.
- Outra picape que está próxima do lançamento é a do Peugeot 207, que ainda não tem um nome definido. A não ser que tenha uma política de preços agressiva, vai penar para duelar com Fiat Strada e Volkswagen Saveiro. Pelas fotos de flagra, falta também uma versão cabine estendida.
Fernando escreve às segundas