Ao sair hoje (22), tive a impressão de que todo mundo enloqueceu. É a primeira segunda-feira depois do carnaval, ou seja, quando o ano começa efetivamente no Brasil. Todo mundo volta às aulas, muita gente retrona ao trabalho após uma semana de folga e tudo se transforma em um enorme congestionamento.
Mas, se fosse só isso estava bom. Ao sair de casa, já encontrei o trânsito parado a menos de 1 km na rodovia que uso para vir a São Paulo. Ainda estava na faixa da direita quando uma motorista tentou me passar pela direita. Sim, entre meu carro e o guard-rail. Aonde ela queria ir, não sei.
Logo depois, sem fluidez nenhuma do tráfego, vi um motorista dando farol alto para um carro que não andou uns 3 metros que tinha livre à frente. Será que faria diferença alguma na vida dele andar tão pouco? Além de ficar mais nervoso, deixou o motorista da frente também estressado. É uma corrente que se forma e só vai proliferando a raiva.
O jeito é não ligar para essas pequenas coisas. Aumente o som, ouça uma rádio de notícias ou coloque uma boa música. Não adianta enlouquecer. Entrar neste clima de competição quando na verdade não se pode nem se mexer não leva a nada. Relaxe e aproveite o lado bom. Sempre tem um.
0 a 100 km/h
- No carnaval, ao viajar durante a noite, vi o tanto de carro que roda com os farois desregulados ou até queimados. Como a fiscalização rodoviária não faz nada, eles circulam ofuscando outros motoristas ou fazem questão de não serem vistos;
- Ao receber um SMS (mensagem de texto pelo celular) dizendo que você ganhou um carro, não acredite. Golpistas mandam essas mensagens dizendo para ligar para um determinado número. Ao entrar em contato, eles pedem um depósito para a liberação do prêmio, que obviamente não existe.
Fernando escreve às segundas