Na arquitetura veicular, os chicotes elétricos automotivos são responsáveis por conduzir a energia, e principalmente, informações. Só que, como fica escondido no carro, é um “ilustre desconhecido” dos proprietários de veículos. João Romeu Nogueira, Diretor de Operações da Aptiv para a América do Sul, explicou algumas curiosidades sobre esse importante componente de seu carro.
Leia mais:
Suspensão: cuidados que aumentam a vida útil
Tudo sobre pneus: quando trocar e os cuidados a tomar
Rodas: liga leve, esportivas, manutenção e cuidados na troca
Foco nas normas
Antes de produzir um chicote elétrico, é necessário seguir algumas normas estabelecidas pelas montadoras, que seguem diferentes padrões globais. No caso de veículos norte-americanos, por exemplo, a entidade que gerencia as regras é a United States Council for Automotive Research (USCAR).
Há ainda o padrão ISO (International Organization for Standardization) e VDA (German Association of the Automotive Industry), que tem como objetivo estabelecer avanços no segmento automotivo. Ambos visam garantir que o produto saia da linha de produção com a qualidade necessária.
700 metros de cabo por carro e suas cores
Um chicote é composto por uma variedade de cabos. Eles têm a função de gerenciamento e distribuição de energia, bem como transferir informações para conectar todo o veículo. Essa conectividade é feita através de módulos eletrônicos que atuam de forma integrada, gerenciando sistemas de injeção, transmissão, painel de instrumentos, controle de tração, central multimídia, carregador wireless, entre outros equipamentos.
Vai trocar de carro? Veja aqui ofertas perto de você!
Simule aqui o quanto gastar nas parcelas de seu próximo carro
“Um carro popular tem cerca de 400 cabos, enquanto um veículo premium possui acima de 800. Essa diferença ocorre em função da quantidade de opcionais e equipamentos instalados no veículo. Quanto mais sofisticados, mais condutores serão necessários”, explica João Romeu. Um veículo possui a média de 700 m de cabo.
Todo o chicote é separado por cores, que são determinadas conforme padrões estabelecidos pelas montadoras, e comumente está atrelada à função que ele exerce. Nos veículos elétricos, contudo, a regra é adotar chicote com a cor laranja para cabos de alta voltagem.
Linha de Montagem
Para garantir a qualidade na fabricação, a Aptiv conta com uma linha de montagem especialmente pensada para assegurar cada chicote que deixa a fábrica. Todos os produtos que caem no chão são descartados, tal como os conectores riscados ou com defeitos de fabricação.
Leia mais:
GNV:prós e contras e o que saber antes de instalar o kit gás
Carro com câmbio automático: como dirigir?
O modelo linear de produção permite trabalhar em larga escala, com sequência e de maneira simultânea, fazendo com que cada pessoa seja responsável por uma determinada operação. Essa técnica garante maior eficiência e qualidade. Na Aptiv, são produzidos uma média de 4 a 5 chicotes por carro. Por dia, a produção pode chegar a mais de 10 mil chicotes.
O chicote elétrico em carros autônomos e elétricos
Com o avanço das tecnologias autônomas e elétricas, a demanda por sistemas de distribuição eletro/eletrônicos aumentou. No caso de automação nível 4, onde o carro pode se guiar sozinho, mas ainda há interface de comando para o motorista, é possível observar quantidades superiores a 1.000 circuitos nos chicotes de um único veículo.
Para conseguir empregar a mesma quantidade, a solução encontrada pela Aptiv prima por dimensionar os circuitos para que tenham o menor diâmetro, consequentemente reduzindo o peso e aumentando a flexibilidade e a facilidade de montagem veicular. Aí entram os robôs, que ajudam na produção oferecendo melhor manuseio dos cabos. Contudo, ainda que sejam mais finos, os fios transmitem as informações com a mesma qualidade e agilidade.
Por outro lado, no caso de veículos elétricos, a demanda por condução de uma maior quantidade de energia exige cabos de grande bitola – e que são sempre na cor laranja. Além disso, são necessários mais fios ao longo do veículo para conectar todos os sistemas.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
- Links relacionados
-
- Tudo Sobre
-
- Últimas
-
- CNH digital: preço, como se cadastrar e usar o aplicativo: Saiba como fazer o cadastro no site do Denatran, qual aplicativo usar e quanto vai gastar para obter a CNH digital
- Mitos e verdades sobre o amortecedor de seu carro: Não é só porque seu amigo disse que é verdade. Veja o que o especialista Monroe diz sobre os mitos de amortecedores
- Coisas que você não sabia sobre o chicote elétrico do carro: Mais do que um amontoado de fios que percorrem seu veículo. Veja alguns fatos sobre o chicote que você pode não saber
- IPVA 2019: Detran SP libera pagamento.Veja como ter desconto: Imposto anual sobre a propriedade de veículos já está disponível para quitação aos moradores do estado de São Paulo
- Engasgos? Consumo alto? Sua Ignição pode estar ruim: Com a chegada do período de festas, seu carro será mais exigido e pequenos problemas podem se tornar maiores
- Franquia de seguro: vale a pena pagar?: Geradora de custos e, mais importante, de dúvidas, a franquia de seguro importa nas horas mais difíceis
- Dicas para economizar combustível: Com a gasolina cada vez mais cara, o importante é economizar combustível; confira dicas do iCarros
- Cálculo de financiamento: como fazer?: Uma das modalidades mais comuns na compra de um carro, 0km ou usado, financiamento tem diversas variáveis
- Após um acidente, o que fazer? Qual o prazo para fazer BO?: Veja como proceder em acidentes com ou sem vítimas e o que não fazer para não ser multado ou perder a CNH
- GNV:prós e contras e o que saber antes de instalar o kit gás: O Gás Natural Veicular GNV já foi mais popular no Brasil, especialmente se você roda muito. Mas ele ainda gera dúvidas
- IRPF 2018: como declarar veículos no Imposto de Renda: Prazo de entrega do IR começa nesta semana. Sabe declarar compra, venda ou financiamento de carros, motos e caminhões?
- Financiamento de veículos: tipos, como calcular e simulação: Saiba quanto você pode pagar em cada prestação, qual o valor mínimo de entrada e muitas outras dúvidas frequentes
- IPVA 2018: casos de isenção e reembolso do imposto: Veja as situações em que o dono pode ficar isento de pagar o IPVA. Casos de roubo ou furto podem gerar reembolso
- Sistema Start/Stop danifica ou reduz a vida útil do motor?: Dúvida ainda é frequente, ainda que o sistema Start/Stop já seja mais comum e esteja presente até em carros populares
- Rastreamento automotivo: como funciona, custo e onde instalo: Sistema serve para localizar o veículo em caso de roubo ou furto, ajudando ainda a reduzir o valor do seguro
- Bloqueio de diferencial: o que é e para que serve: Equipamento essencial na transmissão de energia entre as rodas auxilia no desempenho tanto dentro quanto fora da estrada
- Seguro DPVAT 2018: indenização, quando e quanto pagar: Saiba quanto pagar pelo seguro obrigatório DPVAT, que vence junto com o IPVA, qual a vigência e como pedir indenização
- O que é e como funciona o câmbio CVT?: Cada vez mais comum no mercado brasileiro, o CVT é uma opção ao câmbio automático convencional
- Bicicleta e prancha: como transportar no carro?: Em períodos de festas e férias é comum levar itens de lazer no carro, mas não pode ser feito de qualquer jeito
- SUV é carro? O que é um Utilitário Esportivo?: A pergunta pode parecer simples, mas com poucas definições oficiais, é difícil dar apenas uma resposta para a questão