Sobre Volkswagen CrossFox
Apresentado originalmente, em outubro de 2003, como carro conceito durante o lançamento do Fox duas portas, o CrossFox estreou no mercado nacional em 2005. Versão off-road do Fox, o veículo foi totalmente desenvolvido no Brasil e é produzido na fábrica de São José dos Pinhais (PR).
CrossFox x Fox
A suspensão elevada em 31 mm, somada aos 22 mm conferidos pelos pneus, faz o CrossFox ser 53 mm mais alto que o Fox. Outros itens que o diferenciam do irmão são o estepe externo (roda de liga-leve), quebra-mato integrado ao pára-choque, rack de teto, faróis de longo alcance, estribos e molduras laterais. Além disso, toda a plataforma do CrossFox foi calibrada para suportar rodagem em pisos irregulares.
Motor e transmissão
Sob o capô, o CrossFox, que passou por uma re-estilização em 2009, traz o motor 1.6 VHT Total Flex. Com esse propulsor, ele atinge 104 cv quando abastecido com álcool e 101 cv com gasolina. Utilizando álcool, o veículo chega a 100 km/h em 11 segundos – com gasolina, em 11,3 segundos. A velocidade máxima é de 175 km/h (álcool) ou 173 km/h (gasolina). O modelo conta com um câmbio manual de cinco marchas e, a partir da linha 2013, tem a opção de câmbio automatizado I-Motion
Curiosidades
Durante o lançamento do CrossFox no país, a Volkswagen fez uma série de ações de marketing diferenciadas e bastante ousadas. Em uma delas, o veículo substituiu o bondinho que liga o Morro da Urca ao Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro - ele foi colocado suspenso na linha de sustentação do bonde. Em outra ocasião, em Mairiporã (SP), o CrossFox desceu de tirolesa uma pedreira com 100 metros de altura preso a um cabo de aço ligado a dois superguindastes. O carro ainda fez rafting em Foz do Iguaçu (PR) e desceu de rapel a Cachoeira do Saltão, de 70 metros de altura, em Brotas (SP).