Entre todos os hoje muitos modelos que a germânica Porsche produz, o 911 é certamente o mais “raiz” que se pode comprar. Não somente por estar em produção desde 1964 e ter em seu projeto os dedos de gente com o mesmo sobrenome da marca, mas por sua alma e essência esportivas.
E é justamente essa essência, que combina um visual chique despojado (se comparado com suas versões mais luxuosas, claro) com um desempenho empolgante, o maior atrativo do novo 911 GT3, realçado pelo pacote opcional Touring, que a Porsche acaba de anunciar que estará disponível aqui no Brasil, no segundo semestre, sem ainda definir o preço.
Brinquedinho rápido
O GT3 está atualmente em sua sétima geração e vem equipado com um clássico motor boxer (com os cilindros “deitados” e opostos, dois a dois) instalado na traseira, configuração que fez a fama dos 911. O propulsor, que foi desenvolvido nas pistas, tem 4.000cc (4.0 litros) e gera voluntariosos 510cv de potência.
Leia mais:
+ Aceleramos o RS e-tron GT: o mais potente Audi da história
+ Novo BMW iX é elétrico com autonomia de até 630 km
+ e-JS1: vem aí o carro elétrico mais barato do Brasil
rabalhando num carro que pesa relativamente pouco – são 1.418 km –, ele é acoplado a uma caixa de marchas manual esportiva (engates rápidos e curtos) de seis velocidades. Mas, se o comprador preferir, pode vir, também, com um câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas, sem nenhum custo adicional.
Detalhes são referência histórica
O pacote Touring, oferecido para o GT3, tem origem na mítica versão Carrera RS de 1973 do 911, que destacava justamente esse espírito “purista” dos esportivos da marca. A ideia foi retomada em 2017, quando a Porsche passou a oferecer esse pacote para o então GT3 991.
Quando vem com o pacote, a diferença que mais chama a atenção no GT3 é a falta do grande aerofólio fixo na traseira. Em seu lugar, há um spoiler retrátil, que é acionado automaticamente a partir de velocidades mais altas, atuando para manter as rodas de tração mais coladas à pista. A suspensão dianteira é do tipo "double-wishbone".
Além disso, há frisos brilhantes de alumínio anodizado prateados emoldurando as janelas laterais, ponteiras de escapamento também na cor prata, frente pintada na mesma cor do restante da carroceria e luz frontal escurecida, bancos em couro preto e portas com forração com relevo especial.
Volante e alavanca do câmbio mantêm o padrão em couto preto, assim como as costuras das forrações do interior. Nos bancos, os painéis centrais são vestidos em tecido escuro (assim como o teto) e há apoios de cabeça com a logo da marca em relevo. Partes do painel e guarnições das portas incluem partes em alumínio escovado escuro.
Como opcionais, a Porsche oferece uma gama maior de cores para a carroceria e rodas, faróis em LED com gerenciamento inteligente, freios de cerâmica (alto desempenho) e uma coleção de sistemas de assistência opções de sistemas de som.
No painel, há uma tela de rastreamento, recurso até então inédito no modelo. Quando acionados por meio um botão, os visores digitais à esquerda e à direita do conta-giros passam a exibir apenas informações essenciais sobre pneus, pressão do óleo, temperaturas e nível de combustível, como nos modelos mais simples de antigamente.
Mas a modernidade marca presença da mesma forma: por meio de um seletor no volante, você pode selecionar diferentes modos de condução (e de comportamento) do carro, entre as “normais” de todas as versões e mais os personalizáveis Sport e Track, para os track days.
Porsche no pulso
Junto com o pacote Touring, a Porsche Design oferece aos compradores um cronógrafo de pulso, que faz menções visuais ao modelo. Ele está disponível em seis versões, de acordo com a configuração escolhida para o carro, sempre com moldura em Cinza Ágata Metálico ponteiros em amarelo luminoso, compondo com um conta-rotações.
O cronógrafo tem pulseira feita no mesmo couro usado na forração do carro, com o nome “GT3” em relevo. Ele é fabricado pela unidade de relojoaria da Porsche na suíça da empresa e só é vendido aos proprietários desses veículos.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
- Links relacionados
-
- Lançamentos
-
- Últimas
-
- VW anuncia 16 novos carros com investimento de R$16 bilhões: Quatro fábricas da Volkswagen terão novidades e vem aí o primeiro modelo híbrido da marca desenvolvido no Brasil
- Renault anuncia produção de novo SUV médio no Brasil: Presidente da Renault do Brasil anuncia investimentos de R$ 2 bilhões para produção de SUV
- Volkswagen T-Cross PCD estreia por R$ 57.630: Batizado como T-Cross Sense, versão PCD do SUV da Volkswagen traz boa lista de itens de série
- Volkswagen Golf GTE chega ao Brasil por R$ 199.990: Versão esportiva ecologicamente correta é o canto do cisne da sétima geração do Golf no Brasil
- Honda PCX 150 2020 tem mais versões; preço chega a R$ 12 mil: Linha 2020 do scooter da Honda ganha mais configurações e opções de freios combinados ou então com ABS
- VW Golf 2020 de nova geração chega em dezembro: Seguindo os traços familiares das gerações anteriores, novidade aposta em tecnologias híbridas e de segurança
- Troller T4 ganha novidades na linha 2020: Robusto utilitário da subsidiária brasileira da Ford, jipe 4x4 agora conta com um novo esquema de pintura da carroceria
- GLC Coupé chega renovado ao Brasil por R$ 362.900: SUV cupê da Mercedes-Benz passou por renovação e agora oferece visual esportivo assinado pela AMG
- BMW X1 2020 ganha novo visual e parte de R$ 196.950: SUV compacto da BMW, X1 terá preço especial reduzido durante o lançamento
- Fiat Cronos PCD 2020 estreia no Brasil por R$ 54.655: Após descontos de IPI e ICMS, Fiat Cronos destinado ao público PCD custa quase o mesmo de um Uno Way 1.3
- Mini Countryman 2020 estreia em 4 versões por R$ 159.990: SUV compacto da Mini chega com mudanças na transmissão e versão híbrida com maior autonomia
- Honda Biz 2020 ganha versão de entrada mais barata: Por R$ 8.150, Biz 110i traz freios combinados e motor com potência reduzida
- Mercedes-Benz apresenta o novo A35 AMG no Brasil: Mercado brasileiro agora conta com configuração de entrada da linha esportiva da marca da estrela de três pontas
- F-Pace e Velar ganham configurações esportivas de 550 cv: Modelos da Jaguar e Range Rover, respectivamente, receberam tratamento especial da Divisão de Veículos Especiais (SVO)
- Honda define preço para CB 250F Twister 2020: Com novidades na paleta de cores, porta de entrada da linha CB da Honda tem as informações divulgadas pela marca
- Mini Countryman híbrido ganha melhorias e parte de R$219.990: Nova variante tem autonomia elétrica 30% melhor, mas ainda sem o facelift programado para o próximo ano
- Teremos uma nova perua no Brasil: Mini Clubman chega em 2019: Último trimestre do ano será marcado pelo lançamento da reestilizada Mini Clubman no Brasil
- Honda CR-V muda visual e tem versão híbrida que faz 17 km/l: Motor 2.4 sai de linha mantendo apenas uma opção turbo ou a nova híbrida na linha 2020 do SUV grande CR-V
- Volkswagen muda logotipo e apresenta logo sonoro: Lançamento do elétrico ID.3 marca a estreia mudança do símbolo icônico da Volkswagen
- Bugatti Chiron SS atinge 490 km/h e custará R$ 17,6 milhões: Com traseira alongada e motor mais potente, Bugatti Chiron Super Sport 300+ bate recorde de velocidade