iCarros – De que forma o iCarros contribui para a Itaucred?
EC – O principal papel do iCarros para a Itaucred é agregar valor ao nosso negócio. A internet está cada vez mais massificada e o apelo do iCarros é muito grande. De acordo com uma pesquisa, publicada recentemente por uma consultoria, a internet é o segundo veículo mais procurado para entretenimento – só perde para a televisão - e o terceiro para relacionamento comercial, atrás da televisão e da revista. Ou seja, nós também temos de estar na rede.
iCarros – E para os operadores da Itaucred?
EC – Para os operadores, o iCarros é mais uma ferramenta de fidelização, já que a associação que ele possui com o Itaú é muito importante. É mais uma vantagem somada aos diferenciais competitivos da empresa.
iCarros – Falando um pouco sobre mercado, como você enxerga o segmento de veículos antes e depois de setembro do ano passado?
EC – Antes de setembro, o mercado estava plenamente aquecido. Todos iam no “embalo do vento”, pois era muito fácil vender. Com a chegada da crise, costumo dizer que “esse vento acabou”: ela coibiu os excessos e filtrou o mercado, deixando apenas aqueles que têm competência para atuar nele. Com isso, as pessoas passaram a usar bússolas e aprenderam a remar.
iCarros – Houve diferença de impacto para o mercado de zero quilômetro e para os seminovos em função da crise?
EC – Para o segmento de zero quilômetro, praticamente não houve crise. A queda nas vendas foi rapidamente retomada pela isenção e diminuição do IPI (imposto sobre produtos industrializados), que segue até setembro deste ano. Já para os seminovos, havia um problema de preço e estoque altos. Sendo assim, a valorização dos veículos despencou, já que o mercado é muito mais sensível ao crédito disponível para o cliente. No fim, no mercado de seminovos, foram registrados resultados inferiores ao ano de 2007.
iCarros – E daqui para frente?
EC – Não acredito que haverá grandes mudanças de cenário se a economia se recuperar. Os níveis de venda serão sustentados por esta restauração.
iCarros – Como a Itaucred enxerga o cliente que está em constante contato com a internet, ou seja, que se informa bastante antes de comprar um carro?
EC – Se o cliente está mais bem informado, ele se torna cada vez mais exigente. Por isso, é preciso mais transparência e postura condizente com esta nova realidade por parte das empresas, independentemente do segmento em que elas atuam. Quem não se adequar a este cliente “antenado“ ficará para trás. Especificamente no mercado automotivo, o iCarros acaba sendo um consultor, tanto para a revenda como para o comprador.
- Links relacionados
-
- Entrevistas
-
- Últimas
-