Quando o
Ford Focus não emplacou no começo das vendas da segunda geração, muitos especialistas culparam a falta do motor de 2,0 litros flex. As mesmas pessoas ficaram sem explicação quando o
Hyundai i30 chegou e logo assumiu a liderança do segmento, desbancando o veterano
Chevrolet Astra.
Além de importado, o sulcoreano não tem motor bicombustível e nem versão de entrada com motor de 1,6 litros, mas conseguiu a média de 1.417 unidades contra as 1.124 do Astra e as 1.057 do Focus, que tem motor de 2,0 litros flex desde março.
HistóriaO i30 está em sua primeira geração, lançada em 2007 e que chegou ao Brasil em 2009. Neste ano ganhou a versão perua, a
i30 CW. O modelo substituiu o
Accent, que chegou a ser importado no início da década.
Motor/TransmissãoA Hyundai ofecere o i30 em somente uma configuração mecânica. O motor é um 2,0 litros 16V a gasolina com comando variável de válvula na admissão. Gera 145 cv a 6.000 rpm e torque máximo de 19 kgfm a 4.600 giros. O câmbio pode ser manual de cinco marchas ou automático de quatro.
VersõesO i30 é vendido em versão única, a GLS, mas com pacotes de opcionais que incluem câmbio automático, bancos em couro, teto solar e outros itens.
ConcorrentesO segmento de hatchs médios é um dos mais concorridos do Brasil. O Hyundai i30 tem a companhia de Chevrolet Astra, Ford Focus,
Citroën C4,
Volkswagen Golf,
Chevrolet Vectra GT,
Nissan Tiida,
Peugeot 307 e o recém-chegado
Fiat Bravo.
Preçosi30 GLS 2.0 16V - R$ 58.000
i30 GLS 2.0 16V automático - R$ 62.000
i30 GLS 2.0 16V Top automático - R$ 72.360