Carroceria exclusiva e estilo aventureiro deixam o EcoSport sem concorrentes
1/6
Estepe na tampa traseira é uma das marcas do SUV
2/6
Equipamentos, como as rodas de liga-leve, são opcionais
3/6
Interior lembra o do Fiesta, mas tem desenho exclusivo
4/6
Painel de instrumentos é completo no Ford EcoSport
5/6
Sem air bag, compartimento vira uma "geladeira"
6/6
De hoje até sexta-feira (31), na última semana do ano, o
iCarros vai trazer uma série de informações sobre o carro mais vendido de cada uma das cinco principais categorias: utilitários esportivos, picapes, sedãs médios, hatches e populares.
O representante dos utilitários esportivos é o
Ford EcoSport, que vendeu no ano, em média, 1.713 unidades por mês. Os números são da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) e contam até a primeira quinzena deste mês.
HistóriaO Ford EcoSport nasceu em 2004 sobre a plataforma do Fiesta e chegou a ter uma versão equipada com motor de 1,0 litro sobrealimentado com compressor, mas que durou até abril de 2006. As outras opções eram de 1,6 litro e 2,0 litros a gasolina que, depois viraram flex e são vendidas até hoje. O motor maior pode ter a tração integral com acionamento automático.
Motores/TransmissãoO SUV é vendido com o bloco de 1,6 litro de 101 cv com gasolina e 107 cv com álcool a 5.500 rpm. O torque máximo é de 14,5 kgfm (g) e 15,3 kgfm (a) a 4.250 rpm. O bloco de 2,0 litros tem 16V e rende 141 cv (g) e 145 cv (a) a 6.000 giros e tem força de 19,1 kgfm (g) e 19,4 kgfm (a) a 4.250 rpm.
As opções de transmissão são: câmbio manual de cinco velocidades e automática de quatro marchas, de acordo com a escolha da versão.
VersõesO Ford EcoSport começa com a versão XL com ar-condicionado e direção hidráulica. A XLS acrescenta rodas de 15 polegadas, vidros e travas elétricos. A série FreeStyle tem adereços como frisos e grade na cor cinza e rodas de liga leve. A top XLT tem freios ABS, airbag duplo e computador de bordo.
ConcorrentesEntre os SUV compactos, o EcoSport reina praticamente sozinho, tendo rivais como o VW CrossFox e as minivans adaptadas
Fiat Idea Adventure, Citroën AirCross e
Nissan Livina X-Gear. As versões mais caras, com motor de 2,0 litros e tração nas quatro rodas chegam a brigar com
Hyundai Tucson e
Mitsubishi Pajero TR4.
PreçosXL 1.6 - R$ 53.070
XLS 1.6 - R$ 56.290
FreeStyle 1.6 - R$ 58.830
XLT 1.6 - R$ 59.840
FreeStyle 2.0 - R$ 62.200
XLT 2.0 - R$ 63.720