entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Trocar roda por uma maior melhora o desempenho do carro?

Trocar roda é comum e realmente tem consequências que vão bem além do visual, confira aqui quais são elas

08/10/2022 - Henrique Koifman/ RF1 / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Ter um carro comum com, digamos, uma pegada mais esportiva, é o desejo de muita gente. E, para isso, uma das alterações mais simples e acessíveis de se fazer é trocar as rodas e pneus originais por outros, maiores. Mas será que isso é melhora o desempenho do carro de alguma forma? 

A teoria…. 

Comecemos pelo básico: qualquer um que já tenha assistido corridas de automóvel, já notou que rodas grandes e pneus largos e de perfil baixo são relacionados à estabilidade. E, não por acaso, todos os carros realmente esportivos vêm com esse tipo de configuração de fábrica. 

Ou seja, se você trocar os conjuntos de seu carro por rodas maiores com pneus mais largos e de perfil menor, na teoria, a estabilidade nas curvas – com a maior aderência dos pneus ao asfalto – aumenta.  

+ Posso rodar com carro 0 Km sem placa por quanto tempo?

Não somente pela maior área de contato, com mais borracha tocando o solo, mas também porque, com os “ombros”, o perfil mais baixo, esses pneus dobram muito menos e se apoiam mais firmemente no caminho, especialmente em situações extremas. 

… na prática pode ser outra 

É exatamente por dobrarem menos, isto é, serem menos flexíveis diante das pressões da pista e do traçado, que esses pneus de perfil baixo manifestam seu primeiro efeito colateral: a perda de conforto a bordo. Com eles, invariavelmente, o carro vai ficar bem mais duro. 

Mas a coisa é um pouco mais complicada. Todo o projeto do carro – incluindo suspensão, direção, freios, controles eletrônicos, velocímetro, hodômetro etc. – é feito de acordo com uma determinada medida total de rodas e pneus, ou seja, um diâmetro total do conjunto. 

+ Cadastro de bom motorista está valendo: saiba como funciona

Alterar essa medida para mais ou para menos, no mínimo, vai provocar distorções na leitura da velocidade e da distância percorridos. E isso influencia em outras tantas coisas, como por exemplo a ação do sistema ABS, que evita que as rodas se travem em freadas abruptas, para manter a trajetória do carro. 

Mas não é só isso. Por uma combinação de matemática e física, usar conjuntos com um diâmetro maior vai exigir um esforço maior do motor no momento de arrancada. Assim, é certo que o 0 a 100 km/h do carro vai ser mais lento. Por outro lado, é provável que a velocidade máxima aumente um pouquinho. 

Seguindo a mesma lógica, se o diâmetro total das rodas e pneus diminuir em relação ao original, o carro tenderá a acelerar um pouco mais rápido, perdendo, no entanto, um pouco de sua velocidade máxima.  

+ Meu carro está bebendo muito combustível, por que será?

Ou seja, se você fizer, mesmo, questão de alterar as rodas e pneus e não estiver disposto a fazer uma série (cara) de ajustes, opte por um conjunto que, na soma, mantenha o mesmo diâmetro do original – com a roda crescendo proporcionalmente ao que se reduzirá no perfil do pneu. 

Por último, mas nem um pouquinho menos importante, ainda que o diâmetro seja mantido, tenha em mente que pneus mais largos aumentam o consumo de combustível, especialmente em trajetos de velocidades mais altas e constantes. Mais estilo e estabilidade ou maior economia? Você decide. 

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.