14/03/2016 - Redação / Foto: iStock / Fonte: iCarros
A recomendação é fazer esses procedimentos a cada 10 mil quilômetros ou quando notar que há alguma irregularidade. Se o volante começar a puxar para um dos lados em uma pista plana e reta ou ao acionar os freios, pode ser um sinal de quem é preciso refazer o alinhamento. E se você notar vibração ou trepidação no volante ou se ele estiver muito duro, pode ser preciso fazer o balanceamento.
Também é importante fazer o alinhamento e o balanceamento sempre que trocar os pneus ou se precisar remontá-lo na roda. Rodar com o veículo desalinhado ou desbalanceado causa o desgaste prematuro e irregular dos pneus, além de afetar a estabilidade do veículo e comprometer a segurança.
O que é cambagem e cáster?
O alinhamento das rodas na suspensão consiste na correção de três ângulos. O primeiro é a convergência e a divergência, que se trata da diferença de distância entre a partes dianteira e traseira dos pneus quando vistos de cima. O ajuste é feito para que elas não fiquem fechadas demais na dianteira nem na traseira.
Já o cáster é o ângulo de inclinação do pino mestre ou do eixo de direção para a frente ou para trás. Por fim, a cambagem é a inclinação da roda em relação ao plano vertical para dentro ou para fora do veículo.
Quais as regras se quiser trocar o jogo de rodas e pneus do meu carro?
O ideal é sempre seguir as medidas recomendadas no manual do proprietário do veículo. Mas se você deseja usar rodas maiores, é importante saber que isso vai alterar a dirigibilidade do veículo. Também é fundamental manter o diâmetro externo do pneu com uma tolerância de no máximo 3% para mais ou para menos, já que isso irá alterar a marcação do velocímetro e o funcionamento do sistema antitravamento ABS.
O que muda no carro ao usar rodas e pneus maiores?
Isso altera o desempenho do veículo, influenciando diretamente na estabilidade em curvas e nas respostas do volante. Em geral, o carro fica mais “duro”, já que o pneu com perfil mais baixo tem menor área de flexão para absorver as imperfeições do piso, passando essas irregularidades diretamente para os ocupantes dentro da cabine.
Lembre-se que quanto menor o perfil lateral do pneu e maior o aro da roda, crescem as chances de ocorrer a formação de bolhas nos pneus e amassados nas rodas. Em casos extremos as rodas podem até quebrar.
O que é a furação da roda?
Existem diferentes tipos de furação, que se trata do número e da distância entre os parafusos que prendem as rodas ao veículo. Em um modelo 4x100, por exemplo, significa que são quatro parafusos com 100 mm de distância entre cada um deles.
O que é offset?
É a distância medida em milímetros do centro da roda ao ponto em que ela se apoia no eixo do veículo. Ou seja, é a medida da metade da roda ao seu suporte no automóvel. Quanto maior for o offset, mais para dentro ficará a roda. Quanto menor for a medida, mais para fora ficará a roda. Se o offset não for adequado, o pneu pode raspar nos para-lamas. Você consegue saber o offset procurando pela numeração que aparece logo após a sigla ET atrás da roda.
Rodas de liga leve podem ser reparadas?
Sim, em geral, é possível consertar amassados, arranhões e até fazer enxertos se houver sido perdida uma lasca da roda de liga leve, que é feita de alumínio. Contudo, em casos mais severos, como trincas, somente um especialista pode avaliar se a roda possui conserto.
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