09/06/2016 - Redação / Foto: iCarros / Fonte: iCarros
Por que o carro flex precisa de um sistema de partida a frio?
Para que o carro queime combustível, o sistema de injeção vaporiza o etanol ou a gasolina (fenômeno conhecido como nebulização). Dessa forma, o combustível e o ar entram de maneira mais uniforme dentro do cilindro, proporcionando uma queima homogênea.
Enquanto a gasolina consegue se manter em estado vaporizado em temperaturas baixas, o etanol começa a sofrer condensação abaixo de 15ºC. Condensado, o combustível de origem vegetal não se mistura bem ao ar e a queima não ocorre de maneira correta. O sistema de partida a frio trabalha para que o motor não tenha dificuldades para queimar o combustível independentemente da temperatura.
Quais os sistemas mais comuns de partida a frio e como funcionam?
Tanque auxiliar – O sistema é o mais antigo, já utilizado desde a década de 1970 em carros abastecidos com etanol. Consiste num segundo tanque – de menor capacidade – com gasolina. Assim, em situações em que a temperatura não favorece o uso de etanol, o sistema injeta um pouco de gasolina durante a partida a fim de que o motor não tenha dificuldades para ligar.
Pré-aquecimento – Os carros flex mais modernos dispensaram o segundo tanque. Em seu lugar é utilizado um sistema que aquece as linhas de combustível com o intuito de que o etanol seja mantido em temperaturas que permitam a correta nebulização do combustível, evitando assim problemas de partida.
Injeção direta – Os motores flex dotados de injeção direta de combustível não precisam nem de pré-aquecimento nem de tanque auxiliar para dar a partida com temperaturas baixas usando etanol. A maior pressão do sistema de injeção já facilita a vaporização do combustível e a pressão elevada dentro do cilindro durante a partida aquece a mistura ar-combustível. Isso ocorre pois, ao se comprimir o etanol (ou qualquer combustível) há um aumento de temperatura.
10 coisas que você precisa saber sobre partida a frio
1. O sistema de tanque auxiliar tem o mesmo princípio dos carros carburados, injetar gasolina no etanol para melhorar a partida.
2. Não deixe o tanque auxiliar secar. Além de dificultar a partida, pode danificar a bomba elétrica que alimenta o sistema.
3. Dificuldade de partida em dias frios e engasgadas do motor antes de atingir a temperatura ideal com etanol são sinais de defeito ou falta de gasolina no sistema de partida a frio.
4. Nos carros com tanque auxiliar é normal escutar um barulho mais alto de bomba de combustível nos dias frios. É sinal de que o sistema de partida a frio está funcionando.
5. Para o popular “tanquinho”, é recomendável o uso de gasolina aditivada, uma vez que o combustível fica muito tempo sem uso e pode estragar.
6. O tanque auxiliar é abastecido por um bocal diferente do tanque. Não confunda na hora de abastecer.
7. Geralmente, o tanque auxiliar de partida está localizado dentro do cofre do motor.
8. Não tenha pressa para abastecer o tanquinho. Como o compartimento é pequeno, pode vazar gasolina sobre o motor e outros componentes.
9. Nos carros com pré-aquecimento, aguarde as luzes da injeção do painel apagarem para garantir que o sistema está pronto para a partida.
10. Durante a partida, não deixe o motor de arranque funcionando mais de cinco segundos. Você pode danificar o motor de partida ou descarregar a bateria.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro