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O que é e como funciona o câmbio CVT?

Cada vez mais comum no mercado brasileiro, o CVT é uma opção ao câmbio automático convencional

29/12/2017 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Com o trânsito cada vez mais pesado nas grandes cidades, os carros automáticos estão se popularizando no Brasil. E além dos automáticos convencionais e dos automatizados, que são mais baratos, há uma opção intermediária: a transmissão CVT. Antes presente apenas em carros mais caros, hoje em dia ela já se popularizou e equipa modelos mais em conta como os Nissan March e Versa. O CVT está presente ainda em carros da Honda e até no sedã Toyota Corolla. Pensando nisso, o iCarros explica a seguir o que é e como funciona o câmbio CVT.

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O que é câmbio CVT?
O termo CVT vem da sigla em inglês para Continuously Variable Transmission. Trata-se de um sistema de transmissão continuamente variável, que permite criar relações de marchas virtualmente infinitas, sem degraus entre as trocas como acontece nos sistemas manuais, automatizados e automáticos convencionais.

Para quem é indicado o câmbio CVT?
Tal qual o câmbio automático, ele é indicado para pessoas que não querem ou não podem - como os portadores de deficiência - fazer o acionamento do pedal da embreagem ou da alavanca de câmbio. O CVT oferece a praticidade de fazer as trocas automaticamente sem intervenção do motorista. 

Quais as vantagens do câmbio CVT?
A principal vantagem do câmbio CVT é que, ao manter o carro sempre na faixa ideal de rotação do motor, ele possibilita reduzir o consumo de combustível. Além disso, as trocas são quase imperceptíveis, sem trancos. 

Quais as desvantagens do câmbio CVT?
Por criar a sensação de uma marcha única, as respostas desse tipo de transmissão são lineares e progressivas. Porém, isso pode não agradar aqueles motoristas que buscam uma condução mais emocional.

Como funciona o câmbio CVT?
Existem diversos tipos de câmbio CVT, mas o sistema continuamente variável mais empregado atualmente consiste em duas polias interligadas por uma correia metálica. Enquanto os demais tipos de transmissão utilizam engrenagens, no câmbio CVT são as polias variáveis que têm a função de criar as relações das marchas.

Sendo assim, o sistema CVT identifica qual é a faixa ideal de rotação do motor e modifica a relação entre a polia que envia a força do motor e a polia que recebe esta força na caixa de transmissão, variando a posição desses componentes. Como não existem marchas pré-definidas, as mudanças das relações são praticamente imperceptíveis, o que dá a impressão de que o veículo está sempre em uma mesma marcha, mudando apenas a velocidade.

 

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