24/05/2018 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
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Calibre o pneu constantemente
O ideal é que a pressão dos pneus seja checada semanalmente e de preferência com os pneus ainda frios. Na hora de encher, use a maior calibragem permitida pelo manual do proprietário ou pelos adesivos indicativos presentes na carroceria do carro. Andar com os pneus murchos gera um maior atrito e esforço extra para o motor movimentar o carro, gerando o gasto a mais.
Revisão em dia
Dois grandes culpados pelo consumo elevado são o filtro de ar e as velas de ignição. Um filtro de ar velho ou entupido gera maior esforço ao funcionamento do motor, aumentando o gasto. As velas em mau estado, por sua vez, geram falhas e queimas fracas, fazendo com que você precise acelerar mais para obter desempenho, além de acabar desperdiçando combustível no processo. Siga o cronograma de manutenção de ambas as peças conforme o manual de manutenção do carro.
Alinhamento
Se o seu carro está puxando para um lado, ou parece que está andando torto, ele precisa de um alinhamento das rodas. Nesse caso, ele gera um maior gasto de combustível pelo fato de que uma roda quer ir para um direção diferente da outra, aumentando o arrasto e o consumo no final das contas.
Acelere e freie com parcimônia
O momento de maior esforço do motor e, consequentemente, de maior consumo, é para tirar o veículo da inércia. Ou seja, sair do lugar. Quando for arrancar, acelere o mínimo possível para a situação. Para os freios, vale o mesmo, freie devagar. Quanto mais tempo você passa andando (e não parado) menos você precisa acelerar e gastar.
Corra para última marcha
Assim que estiver em movimento, use sempre a marcha mais alta possível. Se o carro não ficar sem força, nem trepidar, você pode adiantar as trocas, mantendo a rotação do motor mais baixa e o consumo mais comedido.
Chega de banguela
De uma vez por todas: se o seu carro tem injeção eletrônica de combustível, usar a banguela não economiza, pelo contrário. O tempo de injeção (quantidade de combustível que se mistura com o ar) no motor é menor quando se está engrenado sem acelerar do que desengrenado e com o a central da injeção tendo que manter o motor ligado em marcha lenta.
Peso morto
Você anda com metade da casa no carro? Não ande. Quanto maior o peso que seu carro tem que levar, maior o esforço que o motor precisará fazer. E quanto maior o esforço, maior o consumo.
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