30/09/2022 - Raíssa Ribeiro / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
Comprar um carro não é uma tarefa fácil para a maior parte dos brasileiros. São meses de economias, muita negociação e pesquisa. Por isso, na hora de fechar negócio é muito importante que você esteja atento aos mínimos detalhes para não cair em golpe. Um telefone diferente ou um pedido “a mais” podem ser um sinal para você ficar alerta e dar um passo para trás.
O time do iCarros fez uma pesquisa detalhada sobre golpe e levantou alguns hábitos que criminosos costumam traçar ao criar um anúncio falso. “No momento de negociar a compra do seu carro, fique atento às informações disponibilizadas pelo vendedor e garanta uma compra segura”, diz Thaísa Merola, Product Manager no iCarros.
Nessas situações abaixo, redobre sua atenção! Elas podem caracterizar um golpe.
+ Dicas para não cair em golpes na internet
Telefone nas fotos, mas não no anúncio
Fotos de anúncios falsos podem ter muitas informações em texto inseridos na imagem, como telefone do vendedor e frases chamativas para disfarçar a foto original.
Um hábito dessa prática criminosa é colocar um telefone na foto e nenhum no anúncio. Se o anúncio não tiver um número de contato que seja equivalente ao número da foto, ou nenhum telefone, desconfie.
Atenção redobrada em veículos até R$ 50 mil
Na pesquisa, o time do iCarros também percebeu que a maior parte dos anúncios falsos são criados com carros abaixo de R$ 50 mil. Por isso, se você está procurando um carro para comprar nessa faixa de preço, fique ainda mais atento.
E importante: não realize transferências antes de verificar se o veículo realmente existe.
+ Dicas para não cair em golpes do Whatsapp
Verifique se a placa é a mesma
Olhar os documentos do carro e verificar o nome do proprietário, placa, ano modelo e marca são itens básicos na hora de comprar um carro. Mas também é importante que você verifique se a placa que consta no documento é a mesma placa que consta nas fotos do anúncio.
Os criminosos costumam criar um documento falso e usar fotos de anúncios reais, por isso sempre verifique se as informações são as mesmas.
Na dúvida sobre a procedência do carro, sites como Detran e Denatran são boas fontes de informação.
Quilometragem baixa para carro "antigo"
Confira sempre o ano de fabricação do carro e sua quilometragem. A média que um carro de passeio percorre por ano é de 15.000 km. Se a quilometragem estiver muito baixa para o ano do veículo, é um indicador suspeito.
Para ter certeza de que é confiável, peça ao vendedor do carro uma foto do hodômetro e, durante a visita, não esqueça de checar essa informação.
Intermediação pode ser um problema
Tenha cuidado com negociações via intermediação. Questione sobre a propriedade do veículo e confirme valores e formas de negociação antes de fechar qualquer coisa. Leia sobre o golpe do intermediário, que já falamos por aqui, para entender melhor sobre esse tipo de golpe.
E novamente: não realize transferências antes de verificar se o veículo realmente existe.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro