18/05/2022 - Redação / Fotos: Luiz Felipe Chaguri / Fonte: iCarros
De acordo com a resolução número 302/2008 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), cabe ao município estipular onde ficarão estas vagas, e aplicar as regras necessárias.
No caso de São Paulo (SP), o órgão responsável por administrar o estacionamento rotativo é o Centro de Engenharia de Tráfego (CET), responsável por gerir as zonas azuis.
Leia mais:
+ Tudo o que você precisa saber sobre vagas PCD
+ Governo de SP incentiva produção de veículos eletrificados
+ Adeus cartório: transferência de veículo via app é realidade
A zona azul na capital paulista funciona desde 1975 e, por lei, as áreas onde estão estas vagas precisam ser sinalizadas por placas de trânsito.
Só em São Paulo, são mais de 50 mil vagas disponíveis neste sistema. Diversas outras cidades usam zonas azuis, desde capitais, como Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte e Salvador, até cidades interioranas, como Campinas e Ribeirão Preto.
Em zonas azuis mais modernas, o motorista estaciona o carro e pode usar um aplicativo para indicar onde deixou seu carro, além de efetuar o pagamento online.
Algumas cidades ainda usam o sistema físico, onde a hora de chegada no local é indicada através de uma folha de papel e pode ser fiscalizada por guardas-mirins. Normalmente, o tempo máximo para ficar estacionado nestas vagas é de duas horas, com uma tarifa pré-determinada por cada município.
Outro sistema de estacionamento rotativo usado em diversas cidades são os parquímetros, onde um equipamento é colocado próximo a vaga, e o motorista indica qual o seu carro. Posteriormente, a cobrança (por cartão de débito ou crédito, ou por dinheiro vivo) é feita de acordo com o tempo em que o carro ocupou aquela vaga.
Atualmente, capitais como Porto Alegre e Vitória utilizam parquímetros para seus estacionamentos rotativos, bem como cidades no interior dos estados, como Botucatu (SP) e Cascavel (PR).
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro