20/08/2020 - Redação / Foto: Thiago Moreno / Fonte: iCarros
Leia mais:
+ Câmbio: manual, automatizado, automático ou CVT?
+ Dicas para evitar ser assaltado no trânsito
+ Coisas que você não sabia sobre o chicote elétrico do carro
Se familiarize com as posições do câmbio
Independente do câmbio, ele terá ao menos as posições abaixo:
P – Posição para ser usada quando o carro está parado, pois trava o câmbio e impede a movimentação do carro.
N – Neutro. Assim como em um carro manual, é a posição em que o carro fica “solto”, sem nenhuma marcha engatada.
R – Engata a marcha ré. Para ser utilizada apenas em manobras.
D – Significa “drive”, literalmente “dirigir” em português. É posição em que o câmbio trabalha e faz o carro se movimentar ao passo em que faz as trocas de marcha sozinho.
Esqueça o pé esquerdo
Um dos primeiros erros cometidos por quem acabou de sair de um carro manual para um automático é, sem querer, usar o freio com pé esquerdo. Acostumado à embreagem, esse pé gera freadas bruscas caso acione o freio. Em um carro automático, esqueça a perna esquerda e use somente a direita para acelerador e freio como você sempre fez.
Cuidado: ele anda sozinho
Esse é um fenômeno conhecido como “creeping”. Quando um carro automático está na posição D e o motorista apenas tira o pé do acelerador, o carro começa a andar lentamente para frente sozinho, mesmo sem acelerar. É bom ficar atento para não causar pequenos acidentes.
Não confie no apenas no P
Uma vez que o P trava o câmbio e o carro não se movimenta, alguns motoristas ficam tentados a esquecer de usar o freio de mão. Isso é prejudicial para o câmbio. A trava é mecânica e não é feita especificamente para segurar o peso do carro. Então, sempre use o freio de mão.
O ideal ao se parar em uma ladeira, por exemplo, é parar, puxar o freio de mão, colocar o câmbio em N, soltar o pedal de freio, esperar o carro parar completamente apenas com o freio de mão e aí sim colocar o câmbio em P.
No trânsito, posso colocar em N quando parar?
Em situações de trânsito intenso ou parado em semáforos, alguns motoristas colocam o câmbio em N. A atitude não é necessariamente maléfica, mas não traz benefícios. Lembre-se que os câmbios automáticos foram feitos para ficarem parados em D já pensando nessa situação. Nas transmissões mais modernas, as transmissões já simulam o neutro (desconectam o motor do câmbio) automaticamente quando parados, mesmo estando em D.
Não engate a ré ou P em movimento
Assim como não é recomendável engatar a ré com o carro em movimento em um carro manual, o mesmo ocorre com o câmbio automático. O risco aqui é forçar e até mesmo quebrar o elemento que faz o meio de campo entre o motor e o câmbio, seja um conversor de torque ou kit de embreagens, ou mesmo as engrenagens de marcha.
A mesma dica vale para a posição P. Como ele atua muitas vezes como uma trava mecânica do câmbio. Engatá-la com o carro em movimento gerará desgastes desnecessários e até mesmo a quebra.
Não acelere antes de colocar em D
Para arrancar com a rotação alta, alguns motoristas recomendam colocar o câmbio em N, acelerar e então colocar em D. Essa prática, além de um belo tranco, força e pode até quebrar o conversor de torque, ou kit de embreagens dependendo do câmbio.
Quando usar o modo manual?
Nos câmbios automáticos que permitem a seleção manual de marchas, você pode escolher a hora de trocar de marcha. Essa possibilidade facilita em casos de ultrapassagens, por exemplo. Basta acionar o botão ou borboleta para efetuar uma redução e obter quase que instantaneamente mais força do motor.
Em alguns casos, quando o motorista faz a troca manual com o câmbio em D, a transmissão volta sozinha para o modo automático normal depois de alguns segundos. Em modelos com borboletas, caso o motorista não queira esperar o câmbio retornar sozinho ao modo automático, basta segurar a aleta “+” para voltar ao modo normal.
E quando o câmbio não me obedece?
Usando o modo manual, o motorista pode se deparar com situações em que o câmbio não permite a troca de marcha pedida, geralmente sinalizada por uma mensagem no painel. A transmissão faz isso para se proteger e proteger o motor de uma redução que leve a rotação acima do permitido ou passar uma marcha para cima abaixo da rotação mínima de operação do motor.
Por que há um botão de trava no câmbio?
A maioria dos câmbios possui um botão de trava. Ele serve para impedir que as marchas sejam engatadas com o carro desligado, ou o acionamento acidental da transmissão com o carro ligado. Em linhas gerais, o motorista não pode tirar o câmbio da posição P sem, simultaneamente, pisar no freio e apertar o botão da alavanca. O mesmo vale para engatar a ré na posição R. Em modelos mais antigos, não existe uma trava, mas um trilho para dificultar o acionamento acidental ou brusco.
D3, 2, 1, L, S – Quando usar as outras opções do câmbio?
Além das quatro posições padrão, os câmbios automáticos podem possuir mais posições. Se elas aparecerem numeradas perto da alavanca, significa que você tem a opção de limitar o câmbio até aquela determinada marcha. Por exemplo: 3 limita até a terceira, 2 até a segunda e 1 usa apenas a primeira marcha.
Para câmbios do tipo CVT ou em transmissões automáticas sem modo manual é comum ver também as posições L ou S. L é de “low” e é uma posição que prioriza a força e pode ser usada com o carro muito carregado, por exemplo. Já o S é o modo esportivo, que prioriza o desempenho. Ambos podem ser usados para se obter mais freio motor em uma descida longa.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro