Computador de bordo Polo
8/8
O ano ainda não chegou na metade, mas a Volkswagen já apresentou a linha 2009 da família Fox, Polo e Golf, nas concessionárias a partir de maio. 2008 terá ao menos uma novidade da VW por mês, adiantou o presidente da empresa no Brasil Thomas Schmall. Os modelos incorporaram mudanças discretas na parte externa (principalmente no conjunto óptico dianteiro e rodas), novos revestimentos, equipamentos de série, além de uma revisão nos motores 1.0 e 1.6 que, de acordo com a marca, estão mais econômicos. Foram incluídas ainda duas séries especiais à oferta, o Fox Extreme e o Golf Tech.
O ganho de torque não alterou o valor da potência nos propulsores 1.0 e 1.6. O novo motor EA 111 VHT 1.0, oferecido no Fox, desenvolve 72 cv de potência (gasolina) e 76 cv (a) a 5.250 rpm. O torque máximo, alcançado aos 3.850 giros, é de 9,7 mkgf (g) e 10,6 mkgf (a). Segundo dados da montadora, o consumo na cidade passou de 13,6 km/l (g) e 9,4 km/l (a) para 13,8 km/l (g)) e 9,5 km/l (a).
O novo motor EA111 VHT 1.6, que equipa a partir de agora o Fox, o Polo, Polo Sedan e Golf, gera 101 cv (g) e 104 cv (a) a 5.250 rpm, além de 15,4 mkgf (g) e 15,6 mkgf (a) a 2.500 giros. Na cidade, o consumo do Fox, Polo, Polo Sedan e Golf com a nova unidade são, respectivamente: 12,4 km/l (g) e 8,4 km/l (a), 12,3 km/l (g) e 8,2 km/l (a), 12,2 km/l (g) e 8,1 km/l (a), 12 km/l (g) e 8 km/l (a).
Entre as modificações, tanto o motor 1.0 como o 1.6 receberam um novo comando de válvulas e um filtro de ar tipo remoto, que garante a captação do ar com temperaturas mais baixas, o que melhora o torque. O 1.0 teve a relação de marchas alongadas em 5% (4ª e 5ª velocidades), diminuindo o ruído do propulsor e o consumo do veículo na estrada.
Linha 2009 ganha itens de série e novos nomes
Sem alteração no desempenho, a família do Gol, formada pelo Gol, Parati e Saveiro, recebeu somente acréscimos na lista de equipamentos de série, já que todos os modelos ganharão uma nova geração entre 2008 e 2009.
A nova série Fox Extreme traz aparência tunada de fábrica, com destaque para aplique frontal na cor preta fosca, farol duplo com aplique cinza, faixas laterais nos pára-lamas, maçanetas e retrovisores na cor do veículo, aerofólio preto fosco, volante e alavanca de câmbio de couro com costura vermelha, moldura da lanterna escurecida, ponteira de escape aparente, antena de teto curta e roda de 15 polegadas polida. Custa R$ 38.940.
Já o Golf Tech vem com roda de liga leve de 16 polegadas, sensor de chuva, ar-condicionado Climatronic, rádio CD player com MP3 e bluetooth, entrada SD-Card e USB, além de função gravador, navegador GPS, piloto automático, retrovisor interno antiofuscante automático e sistema interativo de informações I-System. Tem preço sugerido de R$ 61.115.
O I-System, ou Sistema Interativo VW, é oferecido nas linhas Polo e Golf. Com um toque, o motorista pode conferir em uma tela do painel de instrumentos, conectada ao seu rádio, informações como alerta de velocidade máxima (estipulada pelo condutor), avisos de manutenção e revisão do veículo, além de customização do carro. A montadora oferece uma nova gama de sistemas de som para a linha 2009.
A partir de agora, as versões de mesmo nome para modelos diferentes possuem maior sintonia em relação a equipamentos e acabamentos. As versões de entrada de cada modelo são identificadas só pelo nome e motorização, como Gol 1.0, por exemplo. A denominação Sportline passa a ser aplicada a todo os hatches mais equipados e com acabamento mais sofisticados. Os sedãs, neste caso, utilizarão a nomenclatura Sportline.