04/08/2022 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
Sabe aquela sensação de azar quando um objeto pequeno arruína sua viagem tranquila ao furar um pneu? Com a nova tecnologia de pneus que a Pirelli criou, a chance disso acontecer é praticamente descartada.
Os pneus Pirelli Seal Inside permitem que o motorista siga dirigindo o veículo sem dor de cabeça, mesmo se o pneu estiver furado. Mas como isso é possível?
A tecnologia por trás do produto faz com que o pneu se vede sozinho mesmo em casos de perfurações pequenas na banda de rodagem. A eficácia para objetos perfurantes de até 4 milímetros, que representam até 85% das possíveis causas de perfuração, é garantida, excluindo apenas as perfurações que comprometem a integridade do pneu.
Além da auto vedação, outro benefício do Seal Inside é que o pneu tem maior durabilidade em relação aos comuns, tendo em vista que a necessidade de trocar um pneu que rodou com baixa pressão por conta de um furo ou avaria vai diminuir. Dessa forma, não só o meio ambiente se beneficiará, como também o bolso do consumidor, que não precisará gastar com pneus antes do tempo de troca devido a uma perfuração.
O Seal Inside já está no Brasil e a Pirelli, que completou 150 anos em 2022, foi a pioneira em trazer essa tecnologia para produção na América Latina.
Os pneus com essa tecnologia de auto vedação estão disponíveis para as linhas Pirelli Scorpion e Pirelli Cinturato, mas deverá ir além. Serão 20 medidas disponíveis, representando em torno de 70% de cobertura do segmento alvo, sendo que ainda estão previstas seis novas homologações entre 2022 e 2023.
A gama de cobertura dos pneus vai desde hatches, SUVs, CUVs, picapes e outros, contemplando aros de 16 até 19 polegadas.
Como os pneus Seal Inside trabalham na segurança do motorista?
Caso o pneu sofra uma perfuração, um material vedante, localizado no interior do pneu, na área da banda de rodagem, incorpora-se ao objeto causador da perfuração, impermeabilizando todo o seu contorno, se este item permanecer no pneu.
Assim que o objeto for retirado do pneu, o material vedante é “arrastado” para o interior do orifício, realizando assim a vedação e evitando a perda de pressão. Inclusive, muitas vezes o motorista nem se dá conta que o furo aconteceu naquele momento e continua dirigindo normalmente – de toda forma, a Pirelli recomenda que a revisão seja feita periodicamente.
Apesar de ser recomendado, o veículo não precisa do TPMS (Tyre Pressure Monitoring System), que faz o monitoramento da pressão dos pneus, para funcionar normalmente.
Os motoristas que adquirem os pneus Pirelli Seal Inside também recebem bônus no serviço de proteção de pneus Tyrelife, programa que substitui o pneu em casos de danos acidentais e irreparáveis de forma gratuita.
O prazo de cobertura é de seis meses e pode ser estendido por mais seis meses, caso o cliente faça uma revisão gratuita do veículo dentro da Rede Oficial de Revendedores Pirelli participante.
Caso um problema identificado no pneu não seja possível de ser reparado após análise técnica, a troca por um produto novo será feita de forma gratuita, restando ao motorista apenas o custo do procedimento de montagem, alinhamento e balanceamento após a instalação.
Para trazer esses pneus que aliam segurança, conforto e boa performance, a Pirelli tem utilizado o seu próprio laboratório a céu aberto, o Circuito Panamericano, maior complexo de pistas da América Latina, em Elias Fausto (SP), onde desenvolve seus próprios produtos e também sedia apresentações e eventos de diversos segmentos automotivos.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro