16/07/2021 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
Por conta da propagação da Covid-19, muitas companhias tiveram que mudar radicalmente sua estrutura para se adaptar aos novos protocolos e regras de mercado.
Essa mudança radical exigiu uma reestruturação, mudanças na estratégia logística, a desmobilização da frota que estava parada, a compra de nova frota para atender novas demandas e a reavaliação dos custos na empresa como um todo.
Para sobreviver a esses desafios, as empresas precisam de uma gestão de frota mais eficiente, profissional e rentável.
O que é desmobilização de frota?
A desmobilização de frota é o ato de desmobilizar, vender, renovar, renegociar a frota. Isso pode ocorrer por diferentes motivos: renovação comum de frota, rentabilização da frota atual, renegociação de contrato, entre outros.
Para que esse processo seja rentável, principalmente nesse momento, trouxemos cinco dicas que podem facilitar o trabalho de quem lida diretamente com o setor de logística.
Itens importantes na gestão de frota:
1. Avaliação qualificada da frota
A avaliação do valor e liquidez do veículo adquirido são essenciais para conseguir rentabilizar a sua frota de maneira eficiente. Uma venda bem feita deve ser planejada desde o início do processo.
2. Depreciação / km:
É importante ter uma análise minuciosa de quantos quilômetros o veículo costuma rodar na função exercida e quanto esse carro vai depreciar ao longo dos meses.
Observar o consumo de combustível é uma boa técnica para entender quanto o veículo gasta por quilômetro rodado.
3. Conservação e padronização
Manter os veículos conservados é essencial para a recuperação de um bom valor na desmobilização. Além disso, é imprescindível que exista um padrão de entrega dos veículos da frota, isso transmite confiança para quem estiver interessado em seus modelos.
A padronização das informações pode ser feita por plataformas que passam transparência aos clientes compradores e fornecem toda a assistência necessária.
4. Custos operacionais e de manutenção
Um veículo pode até ser econômico com relação ao combustível, mas se toda hora ele precisar encarar uma ida à oficina, de nada vai adiantar essa primeira economia.
Na hora de optar por um modelo para a sua frota, busque os que são referência no mercado na questão de confiabilidade. E, antes de cadastrar o veículo para venda, faça uma análise de possíveis itens que precisem de reparos.
5. Padrão dos veículos
É comum ouvirmos dizer: “não deixe o veículo passar dos 100 mil km para não desvalorizar muito”. Mas e no caso das frotas, isso vale? O mais importante, na verdade, é tentar estabelecer um padrão de quilometragem ou período máximo para os veículos.
Além de facilitar o controle da frota como um todo, você define um padrão de veículo que será vendido, aumentando o nível de confiança dos compradores e, consequentemente, conquistando mais clientes.
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