14/12/2009 - InfoMoney / Fonte: iCarros
A indústria automobilística deve fechar 2009 com 3,110 milhões de veículos vendidos, 10,3% a mais do que no ano passado, quando foram comercializadas 2,820 milhões de unidades.
A produção deve ficar em torno de 3,216 milhões de veículos, como em 2008, e as exportações devem atingir 470 mil unidades, 36% a menos do que no ano passado, quando foram vendidos 735 mil veículos ao mercado externo.
As previsões foram divulgadas nesta sexta-feira (4) pela Anfavea (Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores). Conforme publicado pela Agência Brasil, com esses números, o Brasil passa a ser o 5º maior mercado do mundo e o 6º maior produtor.
Em novembro, foram vendidos 251.698 veículos, contra 298.466 do mês anterior, o que representa uma queda de 14,5%. Na comparação novembro do ano passado, as vendas aumentaram 41,5%.
No acumulado do ano, houve aumento de 8,5%, quando comparado ao mesmo período do ano passado. Até novembro deste ano, foram vendidos 2.848.214 veículos, enquanto de janeiro a novembro de 2008 foram comercializados 2.625.864 automóveis.
Segundo a Anfavea, 2010 deve ser o melhor ano da história para o setor, com vendas de 3,400 milhões de automóveis, o que representaria um aumento de 9,3% sobre este ano.
A produção deve ser de 3,390 milhões de veículos, 5,4% a mais do que em 2009. E as exportações chegariam a 530 mil unidades, arrecadando US$ 9,2 bilhões, valor 12,2% maior do que do ano anterior.
Segundo o presidente da Anfavea, Jackson Schneider, isso se deve à recuperação econômica do País, às condições de crédito retornando aos patamares anteriores à crise, à recuperação da massa salarial e ao aumento do nível de emprego. "Tudo isso leva a uma previsão de mercado mais otimista, maior. Com isso, uma produção também maior", disse.
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro