Sobre Jaguar XF
Linha 2016
A nova geração do XF traz carroceria completamente nova e composta por 75% de alumínio. Passam a ser oferecidas três versões (Prestige, R-Sport e S), enquanto as opções equipadas com motorização V8 deixam o catálogo.
Por baixo do capô
As versões Prestige e R-Sport têm motor 2.0 turbo a gasolina com injeção direta de combustível capaz de render 240 cv de potência e 34,7 kgfm de torque. Já a S traz o 3.0 V6 a gasolina sobrealimentado por compressor usado no F-Type S V6, que tem 380 cv de potência e 45,9 kgfm de torque. Todas as configurações possuem tração traseira e câmbio automático de oito marchas. Pesando 1.590 kg, as versões 2.0 são capazes de acelerar de 0 a 100 km/h em 7 segundos, contra 7,9 segundos da geração anterior. Já o V6 cumpre a tarefa em 5,3 segundos, contra 5,9 do antigo.
Mais do XF
Nas medidas, a principal alteração foi o ganho de 51 mm de distância entre-eixos, que agora é de 3 m, contra 2,9 m do anterior. O bagageiro também ganhou 5 litros de capacidade, totalizando 505 litros. O novo XF tem ainda 5 m de comprimento, 2 m de largura e 1,5 m de altura. Desde a versão de entrada ele traz de série rodas aro 18", faróis bixenônio, teto solar panorâmico, traz bancos, portas e painel de instrumentos revestidos em couro, ar-condicionado de duas zonas, controle de cruzeiro, navegação GPS, sistema de áudio Meridian, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e camera de ré. Bastante luxuoso em seu interior, um dos destaques do XF é a alavanca de câmbio composta por um botão giratório que se retrai ao desligar o carro e que levanta ao dar a partida.
Passado
O sedã Jaguar XF foi apresentado pela primeira vez em 2007 durante o Salão de Frankfurt , na Alemanha. Originado do conceito C-XF, ele é produzido na unidade de Castle Bromwich, no Reino Unido, e chegou ao Brasil em meados de 2008. A segunda geração foi lançada aqui no início de 2016 com alterações visuais e no portifólio de versões.