Sobre Ford Ka
A partir da linha 2019, o Ford Ka substituiu o New Fiesta. Com novas versões mais sofisticadas, opção de transmissão automática e preço mais alto, a Ford diminuiu a linha de carros compactos no Brasil. Icônico, o Ka está em sua terceira geração, sendo a segunda 100% desenvolvida no nosso país.
Ka 2019
Além de alterações mecânicas, de equipamentos e o avanço do Ka nas versões mais caras, o modelo também teve mudanças visuais. A dianteira recebeu novo para-choque com entradas de ar em C (com frisos cromados no Titanium), faróis novos (cromados no Titanium) e grade frontal mais larga e esportiva.
A traseira apresenta novas lanternas com esquema de iluminação alterado e para-choque que segue as linhas do dianteiro. Por dentro, a grande novidade fica por conta da central multimídia SYNC 3 flutuante com tela de 6,5 polegadas.
Informações mecânicas
A partir da linha 2019 do Ford Ka , sai de cena o antigo motor 1.5 Sigma de quatro cilindros, 110 cv e 15 kgfm de torque para dar lugar ao 1.5 três cilindros Dragon com 137 cv e 16,2 kgfm. Há ainda o motor 1.0 três cilindros com 85 cv e 10,7 kgfm de torque.
Para brigar em pé de igualdade com Onix e HB20, a Ford equipou o Ka com a nova transmissão automática de seis machas que estreou no EcoSport nas versões 1.5. Houve também mudança para os modelos manuais 1.0 e 1.5: o câmbio novo tem cinco marchas e é 7 kg mais leve que a caixa anterior, além de ter dupla sincronização nas três primeiras marchas.
Controles de tração e estabilidade passaram a ser itens de série somente nas versões mais caras (Freestyle e Titanium). Outra mudança mecânica promovida pela Ford está na suspensão: ela foi retrabalhada para ganhar em conforto e dinâmica, com um limitador hidráulico que evita barulhos de fim de curso em buracos.
Na fita métrica, o Ford Ka marca 3,94 m de comprimento, 1,52 m de altura, 1,74 m de altura e 2,49 m de entre-eixos. Seu porta-malas é de apenas 257 litros, sendo um dos menores da categoria. Ao menos seu espaço interno é mais generoso que o do New Fiesta.