Sobre Ford EcoSport
Em 2003, a Ford lançou no Brasil o EcoSport e, com ele, introduziu no país o segmento dos utilitários esportivos compactos. Desenvolvido com base em pesquisas realizadas com consumidores brasileiros e latino-americanos, o veículo foi criado pela engenharia da Ford Brasil em cinco países diferentes. O estilo foi gerado em Dearborn (Estados Unidos), enquanto a carroceria e o conjunto motriz foram projetados na Inglaterra, na Alemanha e no Japão. A produção, no entanto, sempre foi feita na unidade de Camaçari (BA).
O EcoSport chegou a uma nova geração em 2012. Com identidade visual que segue o padrão de outros modelos da montadora, como o Fusion, está disponível nas versões S 1.6, SE 1.6, FreeStyle 1.6 e 2.0, Titanium 1.6 e 2.0, SE e Titanium 2.0 Powershift e 4WD 2.0.
Na configuração mais barata S, o EcoSport sai da fábrica com direção elétrica, faróis com LEDs, ar-condicionado manual, vidros dianteiros, travas e espelhos elétricos, freios ABS, airbag duplo e sistema multimídia SYNC. No porta-malas, o modelo é capaz de levar atér 362 litros, número que chega a 705 litros com o banco traseiro rebatido.
Mecânica e medidas
O SUV compacto da Ford é oferecido com motorização 1.6 Sigma e 2.0 Duratec, ambas bicombustíveis, que já servem ao New Fiesta e ao Focus. O propulsor menor desenvolve 115 cv com etanol e 110 cv com gasolina. O bloco com maior capacidade cúbica entrega 145 cv e 141 cv, respectivamente.