Sobre Volkswagen Golf
Linha 2016
Agora feito em São José dos Pinhais (PR), o Volkswagen Golf nacional ganha motor 1.4 turbo flex, novo câmbio automático e suspensão traseira por eixo de torção no lugar da independente do modelo mexicano. Não foram feitas alterações visuais em relação ao carro importado.
Por baixo do capô
O hatch agora conta com duas novas opções de motor: 1.4 turbo TSI flex de 150 cv e 25,5 kgfm (com gasolina ou etanol) na versão intermediária Highline e 1.6 MSI flex de 110 cv e torque de 15,8 kgfm com gasolina ou 120 cv e 16,8 kgfm com etanol na configuração de entrada Comfortline. As duas motorizações substituem a anterior 1.4 turbo TSI a gasolina de 140 cv. A transmissão também mudou. Sai a automatizada de dupla embreagem e sete marchas e entra uma automática de seis velocidades. Há ainda opção de câmbio manual de cinco marchas (com o motor 1.6) e de seis marchas (com o motor 1.4).
Segundo a Volks, o hatch na versão Highline acelera de 0 a 100 km/h em 8,3 segundos e atinge a velocidade máxima de 209 km/h com etanol. Com a transmissão automática, os dados são 8,6 segundos e de 204 km/h, respectivamente. Já a Comfortline vai de 0 a 100 km/h em 10,4 segundos com velocidade máxima de 188 km/h na versão manual e em 11,6 segundos com máxima de 184 km/h na automática – todos os dados com etanol.
Também nacionalizada, a versão topo de linha com apelo esportivo GTI segue oferecida com motor 2.0 turbo TSI a gasolina de 220 cv e 35,7 kgfm de torque com transmissão automatizada DSG de seis marchas e dupla embreagem.
Mais do Golf
O hatch mede 4,25 m de comprimento, 1,79 m de largura, 1,46 m de altura e 2,63 m de entre-eixos, com capacidade para 313 litros no porta-malas. Ainda em sua sétima geração, que primeiro veio importada da Alemanha e depois do México, o hatch nacional perde a suspensão traseira independente multilink, substituída por uma do tipo eixo de torção. Outra mudança importante na linha 2016 está na central multimídia, que ganhou a função de espelhamento da tela do celular compatível com os sistemas Mirror Link, Apple CarPlay e Google Android Auto - esse equipamento é oferecido como opcional.
A configuração de entrada Comfortline já vem equipada de série com direção elétrica, ar-condicionado, sete airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho para o motorista), controle de tração e de estabilidade, faróis de neblina, sistema isofix para cadeiras infantis, rádio com tela de 6,5” sensível ao toque, rodas de liga leve aro 16, assistente de partida em rampa, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e retrovisores externos aquecíveis com sistema de rebatimento ao engatar a ré.
Passado
O Golf nasceu na Europa ainda na década de 1970 como o sucessor dos modelos refrigerados a ar da Volkswagen. O primeiro a desembarcar no Brasil, já nos anos 1990, era da terceira geração. A quarta é produzida em São José dos Pinhais (PR) desde 1998 e recebeu sua última atualização em 2007. A quinta e a sexta geração do modelo nunca chegaram ao Brasil. A sétima geração desembarcou por aqui em 2013 vindo inicialmente da Alemanha. Ela passou a ser importada do México em novembro de 2014. O Golf voltou a ser nacional, feito em São José dos Pinhais (PR), no início de 2016.