Sobre Jeep Renegade
Linha 2018
O Renegade ganhou novas cores, mais itens de série e cinco novas versões (Custom flex e diesel, Limited diesel e a série especial Night Eagle com as duas opções de motor). A Custom passa a ser a opção de entrada, substituindo a antiga 1.8 sem nome. Ela tem motor 1.8 flex e conta com três kits de personalização visual (Bike, Traveler e Protection Plus), além do kit Liberty que estará disponível em breve.
A série especial Night Eagle fica posicionada entre a Longitude e a Limited, exibindo rodas de liga leve, grade frontal, logotipo e emblemas pintados em preto brilhante. Na cabine, detalhes como saídas de ar, manopla do câmbio e outros plásticos ganham revestimento em preto brilhante. O motor pode ser flex ou diesel.
Há ainda novos itens de série. A versão Sport passa a ser equipada com rodas de liga leve de 17”, enquanto a intermediária Longitude ganha rodas de 18”. A configuração Trailhawk recebe logos pintados de cinza e o adesivo do capô ganha traços da geografia do Parque Nacional do Jalapão, em Tocantins. Já a versão Limited agora traz bancos revestidos de couro e acabamento em preto brilhante no interior. Por fim, a Limited passa a ser oferecida também com motor diesel.
Fecha a lista de novidades as quatro novas cores: sólida Verde Recon, as metálicas Marrom Horizonte e Azul Pacífico e a perolizada Branco Polar.
Por baixo do capô
O Jeep Renegade é oferecido com duas opções de motor e três de câmbio. Há o revisado 1.8 flex de 139 cv e 19,3 kgfm de torque (etanol), um ganho de 7 cv e 2 kgfm sobre o antecessor. Ele pode ser acoplado a uma transmissão manual de cinco marchas ou automática de seis. Já o 2.0 turbodiesel de 170 cv vem sempre acompanhado do câmbio automático de nove marchas. A tração pode ser 4x2 ou 4x4, dependendo da versão.
Mais do Renegade
O Renegade, produzido na fábrica da Jeep em Goiana (PE), é oferecido em quatro versões de acabamento: 1.8, Sport, Longitude e Trailhawk. Com espaço para cinco ocupantes, ele mede 4,23 m de comprimento, 1,79 m de largura, 1,66 m de altura e 2,57 m de entre-eixos. Seu porta-malas tem capacidade para 260 litros, chegando a 1.300 litros com os bancos traseiros rebatidos. Por ser um modelo com apelo fora de estrada, vale a pena conhecer seus atributos off-road: ângulo de entrada de 20,4°, ângulo de saída de 29,4°, ângulo de rampa de 21,3° e altura livre do solo de 200 mm. A versão mais direcionada para esse fim é a topo de linha Trailhawk, que possui tração 4x4, suspensão elevada em 2,5 cm, barras longitudinais no teto, ganchos para reboque, lanterna removível e sistema Select-Terrain com modos de condução (neve, lama, areia, pedras e auto).
Desde a versão de entrada, o Jeep vem equipado com ar-condicionado, direção elétrica, controle anticapotamento, assistente de partida em rampa, sistema isofix para cadeiras infantis, assistente de frenagem de emergência, travas e vidros elétricos nas quatro portas, retrovisores com ajuste elétrico, sistema de áudio com conectividade Bluetooth e USB, controles de áudio no volante, faróis de neblina, luzes diurnas, controlador de velocidade, sensor de estacionamento traseiro e rodas de 16 polegadas.
Passado
Inaugurando a planta de Goiana (PE), o Renegade foi lançado no mercado brasileiro em março de 2015, chegando para brigar com SUV's compactos como Ford EcoSport, Renault Duster e Honda HR-V, este último apresentado na mesma época. No final de 2016, o motor 1.8 flex foi revisado, quando também chegou uma nova versão topo de linha com esse propulsor batizada de Limited.