Sobre Volvo XC60
Linha 2017
SUV premium ganha duas versões movidas a diesel na linha 2017, batizadas de D5. Elas ainda retomam a tração integral no catálogo do modelo no Brasil. Saem, contudo, as opções T6 de 306 cv.
Por baixo do capô
O XC60 tem motor 2.0 turbo a gasolina de quatro cilindros que rende 245 cv nas versões T5, com transmissão automática de oito marchas e tração dianteira. Há ainda as configurações D5 com motor 2.4 turbodiesel de cinco cilindros e 220 cv de potência, com transmissão automática de seis marchas. O destaque dessa opção fica por conta da tração integral, que retorna ao catálogo do modelo no Brasil.
Mais do XC60
O SUV da Volvo mede 4,64 m de comprimento, 1,89 m de largura, 1,71 m de altura e 2,77 m de entre-eixos. O bagageiro tem espaço para acomodar até 495 litros. A versão a diesel de entrada vem equipada de série com ar-condicionado digital de duas zonas, tela central multimídia de 7 polegadas, rodas aro 18, freio de mão elétrico, borboletas atrás do volante para troca de marchas em modo manual, luzes diurnas de LED, faróis de xenônio e regulagem elétrica para o banco do motorista com memória de posição. O modelo também traz o sistema City Safety da Volvo, que ajuda o condutor para evitar ou reduzir colisões com o veículo da frente em velocidades reduzidas. Ao detectar a falta de reação do motorista a uma possível colisão, o sistema aciona imediatamente os freios até a parada total do veículo. Outros sistemas de segurança inclusos são os controles de tração e estabilidade e seis airbags (frontais, laterais e de cortina).
Passado
O Volvo XC60 passou a ser oferecido no Brasil em 2008 e é o carro chefe de vendas da marca por aqui desde então. Em 2015, o modelo ganhou uma nova versão T6 chamada Inscription, que estreou o motor 2.0 de 306 cv. No ano seguinte, as opções T6 deixaram o catálogo para dar lugar a duas versões a diesel que marcam o retorno da tração integral como opção para o modelo.