Sobre Volkswagen Up!
Lançado na Europa para substituir o Fox importado para o Brasil, o Volkswagen up! é o menor modelo da marca alemã, sendo seu único subcompacto. Para ser vendido no nosso país, passou por algumas importantes mudanças como alongamento de seu comprimento e entre-eixos e recebeu janelas traseiras de abertura convencional, uma vez que o up! europeu traz apenas vidros basculantes para os passageiros de trás.
O tampão traseiro, inteiro de vidro na Europa, é feito em chapa convencional no Brasil para dificultar furtos e diminuir o custo de reparabilidade. Em julho de 2015, o subcompacto ganhou novas versões equipadas com motor 1.0 TSI, tornando o up! pioneiro nessa tecnologia no País.
Para linha 2018, houve alteração no visual com novos para-choques, faróis e lanternas modificados, capô novo e interior com maior requinte visual e de materiais.
Linha 2021
Por força da lei, todos os carros produzidos a partir de 2020 devem contar com encosto de cabeça e cinto de três pontos para todos os passageiros. Por conta disso, a Volkswagen reclassificou o up! como um modelo que pode levar apenas quatro passageiros na linha 2021.
O subcompacto continua a ser oferecido nas versões MPI, Connect e Xtreme, sendo as duas últimas equipadas com motor 1.0 TSI.
Informações técnicas
O Volkswagen up! é oferecido com duas opções de motor no Brasil, ambos 1.0 três cilindros. A versão Move traz o 1.0 MPI aspirado de 82 cv e 10,4 kgfm de torque. Já as versões Move, Pepper e Cross são equipadas com motor 1.0 TSI de 105 cv e 16,8 kgfm de torque.
Todas as versões são equipados com câmbio manual de cinco velocidades, mas apenas o Move up! MPI pode ter a transmissão automatizada I-Motion de cinco marchas.
O up! tem 3,69 m de comprimento, 1,65 m de largura, 1,5 m de altura e o entre-eixos é de 2,42 m. O porta-malas acomoda 285 litros, porém traz o sistema SAVE de divisão de cargas, fazendo com que o porta-malas tenha dois andares diferentes.