Sobre Volkswagen Saveiro
Lançada na década de 1980, a picape era, inicialmente, vendida apenas com motor 1.6 refrigerado a ar. Em 1983, o motor com refrigeração a água foi introduzido na linha e, entre 1989 e 1991, a Saveiro também contou com um propulsor a diesel. Já o bloco com tecnologia bicombustível só passou a equipar o veículo em 2003.
Em sua quinta geração no Brasil, a Saveiro está à venda nas versões: 1.6 com cabine simples e estendida, 1.6 Trooper e 1.6 Cross, sendo as últimas duas somente com cabine estendida. A última atualização da picape foi em 2013, quando ganhou a mesma identidade visual do Gol e do Voyage.
Cabine estendida
Com a entrada no mercado da Fiat Strada e da Chevrolet Montana, a Saveiro começou a perder espaço. Na tentativa de melhorar as vendas, a VW, em 2009, apresentou uma Saveiro totalmente remodelada e com a opção de cabine estendida. Outra novidade em relação à geração anterior foi o espaço: tanto na versão com cabine simples como na com cabine dupla, a distância entre-eixos foi aumentada em 152 mm.
Fabricada em São José dos Pinhais (PR), a Saveiro, em todas as suas configurações, é equipada com motor 1.6 Total Flex, que desenvolve 101 cv (gasolina)/104 cv (álcool) a 5.250 rpm e 15,4 kgfm (gasolina)/15,6 kgfm (álcool) de torque a 2.500 rpm.
Saveiro Cross
O modelo aventureiro da picape, a Cross, tem como diferenciais alguns elementos estéticos como pára-choques exclusivos com grandes faróis auxiliares, santantônio de alumínio e grade do tipo colméia. Nas laterais, as caixas de rodas têm as linhas acentuadas por molduras pretas exclusivas para esta versão, unidas por um friso que percorre todo o comprimento do veículo.