Sobre Volkswagen Polo
Sobre o VW Polo 2023
Lançado na Alemanha em 1974, como modelo 1975, o Volkswagen Polo chegou com o “irmão menor” do hatch Golf. No Brasil, sua primeira aparição aconteceu nos anos 1990, quando a montadora passou a vender por aqui o sedã de sua terceira geração, então batizado como Polo Classic.
A versão nacional surgiu em 2002, já em sua geração seguinte, que se notabilizou pela modernidade, bom nível de acabamento e os quatro faróis de sua frente, que lembravam os de modelos contemporâneos da Mercedes Benz.
Enquanto na Europa o carro foi reformulado em 2009, em nosso mercado, seguiu apenas com retoques visuais na dianteira até 2015. Em 2017, quando VW “pulou” a quinta geração do modelo e apresentou aqui a sexta, quase simultaneamente com sua matriz alemã.
Seu maior destaque estava no alto padrão de segurança, que incluía – e inclui – uma combinação de diferentes tipos de materiais construtivos em sua estrutura, proporcionando proteção aos passageiros e que foi então classificado com o grau máximo pelo Latin New Car Assessment Programme - Latin NCAP.
Inicialmente, o hatch era oferecido com três opções de motor: 1.0 (84 cv de potência) e 1.0 tsi (turbo, 128 cv)), ambos com três cilindros, e 1.6 Msi (117cv). Em 2020, foi lançada a versão esportiva GTS, equipada com o mais potente motor 250 tsi (150 cv).
Em seu modelo 2023, o VW Polo tem como novidades um retoque visual na dianteira, com a inclusão de faróis em LED e volante multifuncional para todas as suas versões, recebendo também um upgrade em seu sistema de infoentretenimento e melhorias no padrão do acabamento interno.
O carro passou a ser vendido em quatro versões. A de entrada é a MPI 1.0, com motor aspirado e câmbio manual de cinco marchas. É seguida pela TSI, com motor 1.0 turbo – agora recalibrado para proporcionar maior economia de combustível, com a potência reduzida para 116 cv e, segundo o Inmetro, consumo de até 16,5 km/litro na estrada, com gasolina – e câmbio manual.
Já as versões Comfortline e a topo de linha Highline vêm com esse mesmo motor, mas acompanhado por um câmbio automático de seis velocidades.
Todas as versões contam com recursos de segurança e conveniência, como frenagem automática pós-colisão, air-bags frontais e laterais (4), ar condicionado, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, bloqueio eletrônico de diferencial e controle da pressão dos pneus.