Sobre Volkswagen Nivus
Sobre o Volkswagen Nivus
O VW Nivus foi lançado pela fabricante alemã em junho de 2020 no Brasil. O modelo utiliza a mesma plataforma modular do VW Polo (MQB A0), inclusive aproveitando as mesmas portas dianteiras, teto e para-brisa do hatch. O que muda bastante é o visual com apelo mais esportivo, muito por conta do estilo SUV cupê com o caimento da coluna C.
O desenvolvimento do Nivus ocorreu em solo brasileiro, com base no design assinado por João Carlos Pavone. Desta forma, o Nivus entra para a história como o primeiro carro concebido da Volkswagen no Brasil a também ser produzido no continente europeu.
Linha 2022
A linha 2022 inclui alguns novos itens na lista de equipamentos em relação ao primeiro modelo da história, que foi o 2021.
O Nivus passa a ter o painel de instrumentos digital de 8 polegadas do VW Taos, sistema start-stop e o carregador de celular por indução passa a ser item de série na versão Highline, sendo que antes era item opcional. O painel de instrumentos da versão topo de linha é de 10,25 polegadas.
Por conta da crise de semicondutores, a VW chegou a retirar a central multimídia na versão básica, a Comfortline, mas logo mudou de ideia e a tela Composition Touch voltou a ser item de série na linha 2022. A central multimídia VW Play, mais tecnológica, segue sendo item opcional.
O controle de cruzeiro adaptativo (ACC) é outra novidade da versão básica, já que antes ele era disponibilizado apenas na configuração topo de linha ou fazendo parte do pacote extra.
O Nivus Highline ainda traz frenagem autônoma de emergência, volante multifuncional em couro e ar-condicionado Climatronic Touch, com comandos sensíveis ao toque. Na parte externa, o SUV continua com o mesmo visual. A única novidade nas cores é a chegada do tom Azul Biscay.
O VW Nivus permanece sendo equipado com motor três cilindros 1.0 turboflex de 128 cv e 20,4 kgfm de torque. A transmissão é feita pelo câmbio automático de seis marchas.
O SUV pode chegar de 0-100 km/h em 10 segundos. As médias de consumo são interessantes para o segmento, sendo de 13,2 km/l na estrada com gasolina e 10,7 km/l com o mesmo combustível na cidade. Se for abastecido com etanol, os números passam a ser de 7,7 km/l em trechos urbanos e 9,4 km/l na estrada.
Com 415 litros de capacidade no porta-malas, o Nivus tem um compartimento superior ao VW T-Cross (de 373 litros) e também ganha em comprimento, ficando atrás do irmão em largura e em altura.
O Nivus mede 4,26m de comprimento, tem 2,56m de entre-eixos, 1,75m de largura e 1,52m de altura. O tanque comporta 52 litros de combustível.