Sobre Volkswagen Golf Variant
Linha 2017
A perua recebe as mesmas alterações feitas no hatch no início do ano, com adoção de motor flex, câmbio automático no lugar do anterior de dupla embreagem e suspensão traseira por eixo de torção substituindo a independente multilink. Sai do catálogo a versão de entrada manual. O modelo segue importado do México, ainda que o motor seja feito em São Carlos (SP).
Por baixo do capô
A Golf Variant passa a ser equipada com o mesmo conjunto mecânico do hatch Golf, ou seja, o motor 1.4 turbo TSI flex que rende 150 cv (gasolina/etanol). Antes, ela trazia um 1.4 turbo a gasolina de 140 cv. O câmbio também muda: sai o DSG de dupla embreagem e sete marchas e entra o automático de seis velocidades.
Mais da Golf Variant
Variação perua do hatch Golf, a Golf Variant é importada do México com duas opções de acabamento: Comfortline e Highline. Ela é 30,7 cm mais comprida que o hatch, com 4,56 m de comprimento, mas com os mesmos 2,63 m de entre-eixos. Seu porta-malas tem capacidade para carregar entre 605 litros e 1.620 litros, dependendo da configuração dos bancos.
Desde a versão mais barata, a Golf Variant traz de série sete airbags, direção elétrica, rodas de liga leve de 16 polegadas, ar-condicionado com saída traseira, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, vidros com isolamento térmico, sistema multimídia com tela sensível ao toque, assistente de partida em rampa e sistema Start/Stop. Na linha 2016, a perua ganhou conexão com aparelhos smartphone via MirrorLink, Apple CarPlay e Google Android Auto, que permitem espelhar a tela do celular na central multimídia do veículo. Opcionalmente, ela pode ser equipada com um sistema com os modos de condução Normal, Sport, Eco e Individual, alterando as definições de motor, câmbio, piloto automático adaptativo, farol de curva dinâmico e climatização.
Passado
A perua Golf Variant foi lançada no Brasil no primeiro semestre de 2015, ganhando uma versão de entrada manual em novembro do mesmo ano. Em meados de 2016, a perua recebeu as mesmas alterações feitas seis meses antes no hatch, como motor flex e novos câmbio e suspensão traseira.