Sobre Volkswagen Gol
Sobre Volkswagen Gol
Lançado em 1980, como herdeiro do icônico Fusca, a partir de 1990 o Volkswagen Gol foi o carro mais vendido do Brasil durante 25 anos, perdendo o posto de preferido nacional para o Chevrolet Onix. Ao longo desse tempo, o carro colecionou recordes: foi o primeiro modelo nacional a ultrapassar as 6 milhões de unidades produzidas e, também, o primeiro a ter mais de 1 milhão de exemplares exportados.
Desde seu nascimento, o Gol passou por três gerações mais distintas – começando na “quadrada”,passando pela “bolinha” e chegando à base atual, baseada na estrutura do irmão Polo, do início do século XXI. A geração atual, lançada em 2008, já foi reestilizada três vezes, em 2012, 2016 e 2018 e, hoje, o carro é o modelo de entrada da linha VW no Brasil, abaixo do irmão Fox e, até o início de 2021, do up! – que saiu de linha.
Gol 2022
A Volkswagen não fez modificações significativas no Gol 2022 em relação ao modelo 2021. O carro segue com as mesmas opções de motorização, em três versões batizadas com nomes de acordo com o propulsor: 1.0 MPI, 1.6 e 1.6 MSI automático.
Informações técnicas
Na versão de entrada, ele tem 1.0 três cilindros e é aspirado, entregando 82 cv de potência e 10,4 kgfm de torque. Trata-se do mesmo motor que equipa o Polo mais barato e chegou a empurrar, também, as primeiras fornadas do extinto up!
A opção intermediária vem com motor 1.6 VHT de oito válvulas, que produz 104 cv de potência e 15,6 kgfm de torque. Esse motor é usado também em versões básicas da Saveiro e do Voyage.
Já o Gol topo de linha vem com uma disposição um pouco maior, graças ao motor 1.6 MSI 16V de 120 cv e 15,8 kgfm de torque – que equipa o Polo intermediário e, tempos atrás, estava sob o capô das opções mais incrementadas do Fox.
As versões 1.0 MPI e 1.6 trazem câmbio manual de cinco marchas como única opção. Já o Gol 1.6 MSI é oferecido apenas com transmissão automática de seis marchas.
O Gol é hoje o menor carro da Volkswagen. Ele tem 3,89 m de comprimento, 1,89 m de largura e 1,46 m de altura. O porta-malas carrega 285 litros, dentro da média da categoria.
História
Lançado em 1980, o compacto da marca alemã foi totalmente projetado e desenvolvido no Brasil. Na época, ele era vendido apenas com motor 1.3 refrigerado a ar, herança do Fusca, movido a gasolina ou álcool, e custou a engrenar nas vendas. Sucesso, mesmo, ele passaria a fazer quando ganhou o mesmo motor 1.6 refrigerado a água usado pelos irmãos Passat, Voyage e Parati.
De um “reaproveitador” de tecnologia antiga, o Gol passaria, mais tarde a incorporar novidades: nove anos depois, a VW lançou o esportivo GTI, o primeiro automóvel brasileiro com injeção eletrônica. O compacto também foi o primeiro carro do Brasil equipado com motor 1.0 16V Turbo (em 2000), assim como o primeiro flex – que pode ser abastecido tanto com gasolina quanto com etanol – do mercado (em 2003).
Como mencionamos, desde o início das vendas, já foram fabricadas mais de seis milhões de unidades do Gol que é, até hoje, o carro mais exportado da história do Brasil, sendo comercializado em países das Américas, África, Ásia, Oriente Médio e Europa.
A primeira geração do Gol foi fabricada entre 1980 e 1996, sofrendo algumas leves modificações estéticas e recebendo uma série de melhorias mecânicas. Já a segunda, conhecida como bolinha, pelas formas bem mais arredondadas, foi feita entre 1994 e 2003 e mantinha, basicamente, a mesma base mecânica. Embora chamado de G3, o Gol apresentado em 1999 e fabricado até 2005 foi, na verdade, apenas uma reestilização profunda da segunda geração.
Em 2005, a VW lançou a versão que seria conhecida como G4, porém, ainda usando como base a segunda geração de 1994. Era a segunda geração reestilizada pela segunda vez. Com essa carroceria, o hatch seria produzido até 2014, ocupando o posto de versão de entrada da linha.
Em 2008, foi finalmente foi apresentada a terceira geração de fato do modelo, mantendo-se em produção sem nenhuma alteração sensível até 2012. Foi também uma das mais modernas, usando plataforma global da VW PQ 24, usada na primeira geração nacional do Polo e no Fox.
Com alterações visuais, a VW apresentou a primeira atualização da terceira geração em 2012 e o modelo foi mantido até a linha 2016, quando mudou novamente, ganhando traços que remetem à geração anterior do Polo alemão. A última reestilização do modelo aconteceu na linha 2019.