Sobre Volkswagen Gol
Há 24 anos ele é o carro mais vendido do país. Queridinho incontestável dos brasileiros, o Volkswagen Gol já passou por diversas transformações até chegar a sua atua geração, a quinta. Lançado em 1980, o compacto da marca alemã, que completou 30 anos no ano passado, foi totalmente projetado e desenvolvido no Brasil. Só para se ter uma ideia do seu sucesso, desde o início das vendas já foram fabricadas mais de seis milhões de unidades do veículo, a maior parte delas (mais de cinco milhões) vendidas no mercado interno. Hoje, o Gol é comercializado em mais de 50 países das Américas, África, Ásia, Oriente Médio e Europa. No Brasil, ele é produzido nas fábricas de Taubaté e São Bernardo do Campo, ambas em São Paulo.
Inovações
Em 1980, o Gol era vendido apenas com motor 1.3 refrigerado a ar e movido a gasolina ou álcool. Nove anos depois, a VW já lançava o Gol GTI, o primeiro automóvel brasileiro com injeção eletrônica. E suas inovações não pararam por aí. Ele também foi o primeiro carro do Brasil equipado com motor 1.0 16V Turbo (em 2000) assim como o primeiro com propulsor bicombustível (2003).
Versões e motorizações
Atualmente, o Gol está disponível nas versões G4 1.0, Ecomotion 1.0 – ambos com 68 cv (gasolina) e 71 cv (álcool) -, G5 1.0 de 72 cv (gasolina) e 76 cv (álcool), G5 1.6, G5 1.6 I-Motion, Power 1.6, Power 1.6 I-Motion, Rallye 1.6 e Rallye 1.6 I-Motion. Todas as versões com motor 1.6 desenvolvem 101 cv (gasolina) e 104 cv (álcool) de potência. Enquanto a versão de entrada conta apenas com ajuste manual da altura do banco dianteiro esquerdo e grade de proteção do radiador, o modelo mais luxuoso traz até vidro aquecível e volante de direção multifuncional com controle do rádio.