Sobre Volkswagen Amarok
Com a Amarok, apresentada em 2009, a Volkswagen passou a atuar no segmento das picapes médias. Produzida na fábrica de Pacheco, na Argentina, a Amarok foi lançada mundialmente na versão cabine dupla, com quatro portas.
Motores
Com 5,25 m de comprimento e chassi tipo "escada", a picape conta com duas opções de motor, ambos movidos a diesel. O primeiro é o TDI 2.0, quatro cilindros, 16 válvulas, biturbo, commom rail, de 163 cv de potência a 4.000 rpm e torque de 40,8 kgfm a 1.750 rpm. O outro propulsor disponível é o TDI 2.0, quatro cilindros, 16 válvulas, turbo, commom rail, que desenvolve 122 cv a 3.750 rpm. O torque é de 34,7 kgfm a 1.750 rpm. Nos dois casos, a transmissão é manual de seis velocidades. Já as versões oferecidas são a Highline e a Trendline
Tração
No Brasil, a Amarok é oferecida com dois tipos de tração: integral não permanente e tração traseira. O modelo com tração integral não permanente utiliza acoplamento rígido. A tração 4x4 é acionada por meio de um botão e o torque é dividido igualmente para os dois eixos. Para situações mais difíceis, a picape conta com tração reduzida, que permite transpor caminhos bem mais difíceis. De acordo com a montadora, esse recurso possibilita enfrentar subidas com 100% de inclinação (45º) com carga total. A capacidade de carga, inclusive, é de até 1,15 tonelada.