Sobre Toyota RAV4
Lançada em 2013, a quarta geração do RAV4 chegou ao Brasil com visual renovado e novas opções de motorização. A frente ficou mais arredondada e as linhas levam o olhar para o logo da marca, que é o centro do design dianteiro. Na traseira, o RAV4 perdeu o estepe pendurado na tampa do porta-malas em favor de mais praticidade em manobras e um visual mais harmonioso, com grandes lanternas. O bagageiro, porém, ainda leva 476 litros, apesar de acomodar agora um estepe de tamanho integral. Nas medidas, a quarta geração do modelo tem 2,7m de entreeixos, 4,6m de comprimento, 1,8m de largura e 1,7m de altura.
As versões disponíveis são a 2.0 4x2, 2.0 4x4 e 2.5 4x4. Entre os equipamentos de série estão rádio com conectividade via Bluetooth, volante em couro multifuncional, sensor de estacionamento traseiro, duplo airbag frontal e faróis de neblina. A configuração intermediária acrescenta tela multimídia central, câmera de ré, bancos em couro, ar-condicionado digital de duas zonas, airbags laterais e de cortina e ajuste elétrico para o banco do motorista. A mais completa tem ainda o teto-solar elétrico.
Nas versões 2.0, sempre rodando com gasolina, o motor entrega 145 cv de potência e 19,1 kgfm de torque. O câmbio CVT (relações continuamente variáveis) que o acompanha simula sete marchas. A tração é dianteira, mas a versão 4x4 envia torque ao eixo traseiro por meio de um diferencial quando detecta perda de tração nas rodas dianteiras ou em arrancadas. O propulsor 2.5 gera 179 cv e 23,8 kgfm de torque com gasolina e traz um câmbio automático de seis velocidades.