Sobre Toyota Corolla
Toyota Corolla 2022
O Toyota Corolla foi lançado no Japão em 1966, chegou ao Brasil, importado, no início dos anos 1990 e passou a ser produzido em nosso país em 1998.
Enquanto em boa parte do chamado Primeiro Mundo o modelo disputa segmentos de intermediário para popular, tendo como um de seus principais atributos o custo-benefício, aqui ele hoje ocupa uma faixa mais alta, classificada como de luxo ou “premium”.
Depois de um período disputando, palmo a palmo, com seu conterrâneo Honda Civic a liderança do segmento de sedãs médios, o Corolla se consolidou como campeão na preferência dos consumidores brasileiros. Entre seus principais atributos estão a confiabilidade, a robustez mecânica, o conforto (incluído aí o bom espaço interno) e o alto valor de revenda.
Uma valorização que se estende a carros com mais de 20 anos de uso e que, desde que em bom estado e com boa origem, continuam sendo disputados no mercado.
Hoje em sua 12ª geração, o modelo é vendido aqui em seis versões, todas dotadas de câmbio automático CVT (continuamente variável) que simula 10 marchas: GLi 2.0 Flex, XEi 2.0 Flex, Altis Premium 2.0, Flex GR-S 2.0 Flex, Altis Hybrid e Altis Hybrid Premium.
Embora ofereçam acabamentos e um pacote de acessórios distinto, nas quatro primeiras a mecânica – e sua performance – são exatamente as mesmas: o motor 2.0 rende 177 cv de potência e 21,4 kgfm de torque, desde o mais simples GLi ao esportivado GR-S, versão que é a grande novidade para a linha 2022 do carro.
Já as opções híbridas, que diferem entre si em equipamentos e detalhes de acabamento, trazem um 1.8 de 101 cv e 14,5 kgfm a combustão e outros dois motores elétricos que somam 72 cv e 16,6 kgfm. Segundo a Toyota, essas versões são capazes de rodar até 50 km usando apenas as baterias.
Como em todos os automóveis de propulsão mista, uma das grandes vantagens do Corolla Hybrid é seu baixo consumo de combustível. Segundo o Inmetro, o modelo roda 16,3/10,9 km por litro (gasolina/álcool) na cidade e 14,5/9,9 km por litros na estrada.
A Toyota dá garantia de cinco anos para o Corolla apenas com motor a combustão e de oito anos para o sistema híbrido de suas versões eletrificadas.