Sobre Suzuki Vitara
Sobre o Suzuki Vitara 2022
Apresentada ao público brasileiro no Salão do Automóvel de São Paulo de 2018, o Suzuki Vitara é herdeiro de uma já longa tradição em SUVs compactos confortáveis e confiáveis que a marca japonesa trouxe para o País a partir dos anos 1990 (com breve interrupção no começo do século XXI).
Para 2022, o modelo não está mais disponível com a opção de tração apenas nas rodas dianteiras e motor 1.6 aspirado, sendo oferecido apenas com tração nas quatro rodas e motor turbinado de 1.4 litros, nas versões 4Sport e 4Style, ambas com transmissão automática de seis velocidades.
Mais cara, a 4Style se difere por trazer alguns itens a mais, como teto solar panorâmico, luz de neblina, apoio de braço para o motorista e um sistema de alarme mais sofisticado.
O carro é equipado com uma série de itens de segurança, incluindo air-bags frontais, laterais, de cortina e para os joelhos do motorista, assistente de partida em aclives e de descida em ladeiras íngremes, freios ABS com EBD, controles eletrônicos de tração e de estabilidade e barras de proteção laterais (nas portas).
O modelo traz também regulagem de altura e profundidade para o volante, espelho retrovisor interno antiofuscante, câmera de ré, sensores de estacionamento à frente e atrás, controle de velocidade de cruzeiro (piloto automático) e oferece a possibilidade de troca de marchas manual por meio de paddle-shifters (borboletas) no volante.
O Vitara vem também com central multimídia com tela “touch” de 10”, conexão via wi-fi, conectividade por bluetooth, espelhamento da tela do celular e sistema de som com quatro alto-falantes de boa definição sonora. Vidros, travas e retrovisores têm regulagem elétrica.
O SUV vem equipado com quatro programações: auto (seleciona quando é necessária a tração suplementar nas rodas traseiras), Sport (com um ganho de15% em torque), Lock (tração permanente nas quatro rodas) e Sand/Mud, especial para pisos escorregadios.
O motor 1.4 turbo de 4 cilindros e 16 válvulas do Vitara queima apenas gasolina, gerando 146 cv de potência e 23,5 kgfm de torque, suficientes para mover com desenvoltura seus 1.235 kg. O porta-malas comporta 375 litros de bagagens e os freios usam discos nas quatro rodas.
O plano de manutenção da Suzuki prevê revisões a cada 10 mil km.