Sobre Renault Sandero
Renault Sandero 2022
Lançado em 2007 na Europa, o Sandero chegou ao Brasil em 2011. Hatch criado pela Dacia, subsidiária romena da francesa Renault, ele foi desenvolvido com foco nos chamados mercados emergentes, mas a simplicidade, preço competitivo e robustez fizeram com que atingisse bons números de vendas na porção ocidental da Europa.
Em nosso País, o modelo passou por duas atualizações mais significativas em 2014 e em 2019 – já como modelo 2020, sendo esse o visual dos modelos 2022. Ao longo dos anos, foram visíveis as melhorias no carro, não somente em formas, mas principalmente na qualidade nos acabamentos e na oferta de recursos de conforto, segurança e conectividade. A evolução mecânica também pode ser notada.
Em essência, no entanto, o Sandero manteve como destaque os seus principais atributos: bom espaço interno e para bagagens, confiabilidade e baixo custo de manutenção.
Em sua linha 2022, o modelo teve reduzidas as suas opções de motor, com a retirada do 1.6, que também equipa versões do SUV Duster, do sedã Logan e do aventureiro Stepway. Hoje, o hatch está disponível apenas com dois tipos de motores.
O primeiro é o 1.0 SCe de 82 cv, que equipa as versões Zen e GT Line, de entrada e intermediária. O segundo é o e 2.0 de 150 cv, que vem sob o capô da versão esportiva e mais cara da linha, a RS.
Embora “sejam todos Sandero”, na prática, os modelos 1.0 e o 2.0 ocupam segmentos diferentes: enquanto as versões de motor menor se enquadram no time dos hatches compactos com vocação urbana, o RS é um modelo esportivo no verdadeiro sentido da palavra, podendo perfeitamente ser utilizado em track days, sessões abertas nos autódromos.
Além do motor mais forte, essa versão inclui uma série de acessórios e modificações – incluindo rodas, freios, câmbio e suspensão – específicas para torná-lo mais emocionante.