Sobre Renault Kwid
Catálogo Renault Kwid 2023
Uma das estrelas do Salão de Automóveis de Buenos Aires em junho de 2017, o Renault Kwid desembarcou no Brasil em agosto do mesmo ano, aliado à missão de ser o novo carro de entrada do mercado automotivo nacional, substituindo, portanto, o Renault Clio.
Disponível em três versões – Life, Zen e Intense –, o Kwid atualmente faz parte do mercado de subcompactos e disputa com o Fiat Mobi o posto de veículo mais barato do País.
A Linha 2023
No modelo 2023, o Renault Kwid ganha faróis de rodagem diurnos em LED na parte superior da dianteira e, na traseira, lanternas também em LED, bem como refletores integram o para-choque. A central multimídia é de nova, com 8 polegadas.
A versão Intense do subcompacto passa a estar disponível com uma opção de pinturas em dois tons, por exemplo, branco e teto preto.
Informações técnicas
O Renault Kwid possui motor de três cilindros, capaz de gerar até 71 cv de potência, um cavalo a mais de potência em relação a 2022, e torque máximo de 9,8 kgfm.
Em termos de dimensão, mesmo com o slogan “SUV dos compactos”, o Kwid é um hatch subcompacto da montadora francesa, apresentando dimensões ideais para se locomover confortavelmente em grandes cidades. Estamos falando de 3,68m de comprimento total, 1,47m de altura, 1,57m de largura e 2,42m de entre-eixos.
O porta-malas do subcompacto é modesto, sendo o suficiente para colocar compras de supermercado ou alocar pequenas malas. Para isso, dispõe-se de 290 litros.
Corroborando com o rótulo de “carro de entrada ideal”, além das confortáveis dimensões, o subcompacto francês é bastante econômico. Na cidade, o consumo médio do Kwid é de 15,3 km/l com gasolina e 10,8 km/l com etanol, ao passo que na estrada os números passam para 15,7 km/l com gasolina e 11 km/l com etanol.
Sobre o Renault Kwid E-Tech
O Kwid é um hatch subcompacto da Renault, lançado inicialmente na Índia, em 2015. No Brasil, seu lançamento ocorreu em agosto de 2017 e é fabricado em São José dos Pinhais (PR). Seu conceito é ser um carro de entrada e acessível para o público consumidor.
A versão elétrica, conhecida como Kwid E-Tech, está disponível no Brasil desde o começo de 2022 e com a chegada dele, o hatch francês se tornou o modelo 100% elétrico mais barato a ser vendido no Brasil.
Linha 2023
Apesar de custar de aproximadamente o dobro do preço do Kwid à combustão, a versão elétrica traz economia para o consumidor. O carro possui um motor elétrico de 65 cv, 20 a mais do que o modelo elétrico vendido na Europa, além de ser equipado com uma bateria com 26,8 kW. Em questão de torque o carro possui 10 kgfm.
Ainda sobre a parte mecânica, o Kwid E-Tech possui câmbio automático, tração dianteira e direção elétrica. Desenvolvido para ser um veículo mais utilizado dentro das cidades, o E-Tech apresenta 298 km de autonomia no ciclo urbano e 265 km no ciclo misto.
Por ser um carro com baterias recarregáveis, após 3 anos de uso do Kwid E-tech, o consumidor provavelmente já terá economizado mais em combustíveis e manutenções do que a diferença de preço em relação ao Kwid 1.0 a combustão.
Outro destaque do modelo é a arrancada, a qual faz 0-50 Km/h em 4,1 segundos, fazendo valer o motor elétrico equipado. Ele ainda recebe 6 airbags de série, freio ABS e distribuição eletrônica de frenagem, lembrando que nas versões a combustão somente 4 airbags são disponibilizados.
Agora falando um pouco sobre tamanho, o carro possui altura de 1.479mm e largura de 1.579mm, além de 3.680mm de comprimento e 2.423mm entre-eixos. Já em questão de peso o elétrico francês possui 977 kg e 290 litros de capacidade no porta-malas.
Um ponto importante é sobre a recarga da bateria, que é simples: basta acionar a alavanca posicionada próxima da porta dianteira esquerda e utilizar o carregador no local em que fica posicionado o logotipo da Renault na dianteira.
Sobre onde recarregar, existe a possibilidade da instalação de uma tomada residencial, que em 9 horas recupera 190 km gastos na última viagem. Além disso, as estações de recarga rápida também são uma opção, carregando esses mesmos 190 Km em 40 minutos.