Sobre Renault Kwid
Sobre Renault Kwid
Lançado em 2018, o Renault Kwid chegou para ocupar posto de carro de entrada da marca no país, substituindo o compacto Clio. Ele está disponível em três versões de acabamento: Life, Zen e Intense. O modelo disputa com o Fiat Mobi o posto de carro mais barato do Brasil e, na prática – depois do encerramento da produção do VW up! no final de 2020 – divide com esse rival o segmento de subcompactos em nosso País.
Desenvolvido para o chamado mercado emergente, o Kwid foi lançado primeiramente na Índia, aparecendo pela primeira vez no Brasil no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro de 2016, ainda como um conceito. Em junho do ano seguinte, ele foi a estrela da marca no Salão de Buenos Aires, com início da pré-venda no Brasil logo em sequência. As vendas oficiais começaram em agosto do mesmo ano.
Linha 2022
A Renault não promoveu mudanças no Kwid na linha 2022 em relação ao ano/modelo anterior. O carro, porém, acaba de receber um “face-lift” na Índia, ganhando novos faróis mais afilados e um novo desenho no para-choque dianteiro.
Informações técnicas
O compacto é equipado com motor 1.0 flex de três cilindros Sce, que gera 70 cv de potência com etanol e 66 cv com gasolina. Respectivamente, o torque é de 9,8 kgfm e 9,4 kgfm. A potência menor que Sandero e Logan é justificada pela ausência de duplo comando de válvulas variável. A transmissão é manual de cinco velocidades.
Embora tenha sido lançado com o slogan “o SUV dos compactos” e conte com um visual que faz referências aos veículos aventureiros, o Renault Kwid é um hatch subcompacto. Ele tem 3,68 m de comprimento, 1,58 m de largura e 2,42 m de entre-eixos. O porta-malas é capaz de acomodar até 290 litros de bagagem. O vão-livre em relação ao solo é de 18 cm. O modelo é fabricado em São José dos Pinhais (PR).