Sobre Renault Duster
Sobre o Renault Duster
Um dos primeiros SUVs compactos vendidos no Brasil, o Renault Duster é também um dos modelos de maior sucesso global da Renault e da Dacia – subsidiária romena da marca do losango e responsável pela criação deste modelo do Logan e do Sandero, que compartilham com o utilitário a mesma plataforma.
Em nosso País, o carro foi lançado no final de 2011 com o objetivo de brigar com o Ford EcoSport, que até então reinava absoluto (e solitário) no segmento de entrada dos utilitários esportivos por aqui.
A primeira geração do Duster recebeu uma reestilizarão em 2015, ganhando sobrevida de mais cinco anos. A segunda geração do SUV foi lançada primeiramente na Europa, só desembarcando no Brasil dois anos depois. Renovado, o Duster ficou mais sofisticado, mas continua situado abaixo do Captur na linha Renault.
Linha 2022
O Duster praticamente não sofreu alterações em relação à sua linha 2021, quando foi totalmente renovado, embora tenha mantido, por enquanto, a plataforma e parte da motorização anteriores.
Dessa renovação fez parte um desenho geral da carroceria – tal como já ocorrera na Europa – e, também, do interior, onde praticamente todas as peças foram modificadas e foram embarcados recursos de conectividade (Android Auto e Apple CarPlay) e uma central de multimídia de 8 polegadas com o sistema EasyLink da montadora.
De um modo geral, todos os materiais de acabamento subiram de patamar e a ergonomia ficou mais acertada. A ideia foi mostrar uma evolução de design, mantendo contudo a personalidade original do modelo.
Essa evolução – que começou com seus “irmãos” Sandero, Logan e Stepway, incluiu luzes diurnas de LED e novos faróis quadrados, além de uma grade frontal inspirada nos SUVs europeus da Renault, com três barras cromadas horizontais e logotipo em destaque.
O desenho atual do Duster passa uma impressão de robustez e, também, maior sofisticação, lançando mão de recursos como um para-brisa mais inclinado e falsas saídas de ar laterais.
Sem temer críticas pela falta de originalidade, desde o ano passado o SUV da Renault passou a contar com lanternas traseiras quadradas e com desenho extremamente parecido com as que são uma das marcas registradas do concorrente Jeep Renegade.
O modelo conta com opcionais como chave-cartão, que permite dar partida por botão, sistema de câmeras 360°, volante multifunções igual ao do Sandero, ar-condicionado digital de uma zona, sensor de chuva e alerta de ponto cego.
Desde o modelo 2021, o Duster conta com bancos dianteiros com espumas ampliadas para melhorar o apoio lateral, encosto com maior espessura e laterais maiores, além de apoios de cabeça e de braço redesenhados.
Informações técnicas
Sob o capô, o Renault Duster 2022 traz o já conhecido motor 1.6 SCe quatro cilindros flex de 120 cv de potência e 16,2 kgfm de torque, que desde o ano anterior, conta com um sistema start-stop para os modelos manual e automático.
Com a aposentadoria do antigo propulsor 2.0 – e, junto com ele, a interessante versão 4x4 – a expectativa é que, para 2023, o SUV também ganhe a opção do novo motor 1.3 TCe turbo de 163 cv de potência e 25,5 mkgf de torque. Desenvolvido em parceria com a Mercedes-Benz, ele já equipa os modelos Classe A e GLA da montadora alemã e, neste segundo semestre, já passará a ser oferecido pela Renault no SUV Captur.
A transmissão manual de cinco marchas está disponível apenas na versão de entrada Zen. Já a caixa X-Tronic CVT da Nissan é oferecida como opcional para essa mesma versão, sendo de série nas mais caras Intense e Iconic
O Renault Duster 2022 tem como medidas: o 4,37 m de comprimento, largura de 1,83 m, 1,69 m de altura e 2,67 m de entre-eixos. O porta-malas oferece 475 litros de espaço para bagagens.