Sobre Porsche 911 Cabriolet
Linha 2016
A nova geração do esportivo 911 ganhou visual levemente atualizado - mudam os faróis dianteiros, o capô e as lanternas traseiras. Contudo, a principal mudança é a adoção de motor turboalimentado em todas as versões, lembrando que no modelo anterior apenas as configurações Turbo e Turbo S contavam com essa tecnologia. Sendo assim, fica aposentado o antigo propulsor aspirado. Além disso, passa a ser importada para o País pela primeira vez a versão de entrada Carrera. Integram então o catálogo as opções Carrera, Carrera S, Carrera 4, Carrera 4S, Turbo e Turbo S, todas nas carroceria Coupé e Cabriolet, além dos conversíveis Targa 4 e Targa 4S. A linha 2017 acrescenta ainda uma nova central multimídia com tela de sete polegadas que permite o acesso remoto a funções do veículo, além de ser compatível com o sistema Apple CarPlay.
Por baixo do capô
O 911 possui motor boxer (com cilindros contrapostos) biturbo de seis cilindros capaz de render 20 cv a mais do que na geração anterior. As versões Carrera contam com um 3.0 que entrega 370 cv, enquanto as versões Carrera S entregam 420 cv. A transmissão é sempre a automatizada PDK (Porsche Doppelkupplung) de dupla embreagem com sete velocidades. Segundo a fabricante, a velocidade máxima também aumentou, indo a 293 km/h no Carrera e a 306 km/h no Carrera S. A tração pode ser traseira ou integral, esta última identificada pelo número 4 no nome.
As opções topo de linha 911 Turbo e 911 Turbo S também entregam 20 cv a mais, equipadas com motor boxer 3.8 de seis cilindros que rende 540 cv e 580 cv, respectivamente. A versão Turbo S vai de 0 a 100 km/h em 2,9 s - 0,2 s menos que o modelo anterior - e chega à velocidade máxima de 330 km/h. As opções Targa possuem os mesmos motores de 370 cv no Targa 4 e 420 cv no Targa 4S, ambos oferecidos exclusivamente com tração nas quatro rodas. O Targa 4S acelera de 0 a 100 km/h em 4 segundos (com o pacote Sport Plus e transmissão PDK) e atinge uma velocidade máxima de 303 km/h.
Mais do 911
Pela primeira vez o 911 passa a oferecer em todos os modelos um sistema eletrohidráulico que permite elevar a dianteira do veículo em aproximadamente 40 mm, em baixas velocidades, facilitando o acesso a entradas de garagens e estacionamentos, além de proteger o assoalho do veículo ao transpor lombadas. Outra novidade é o eixo traseiro direcional, que melhora a estabilidade e facilita realizar curvas e manobras, especialmente em espaços apertados. Há os modos de condução Comfort, Sport, Sport Plus e Individual, que alteram os parâmetros do carro, além da opção Sport Response, que configura o 911 para a máxima entrega de desempenho. O esportivo mede 4,49 m de comprimento, 1,80 m de largura, 1,29 m de altura e 2,45 m de entre-eixos. Seu porta-malas é pequeno e leva apenas 145 litros, mas esse não é mesmo o foco em um modelo esportivo. Visualmente, o 911 Targa se diferencia do Coupé e do Cabriolet pelo largo arco no lugar das colunas B, pelo teto de tecido removível e pela janela traseira sem coluna C.
Passado
Lançado em 1963 durante o Salão de Frankfurt, na Alemanha, o Porsche 911 foi desenvolvido para substituir o 356. O esportivo sofreu uma atualização apresentada no Salão de Frankfurt de 2011, chegando ao Brasil em sua sétima geração em 2012 primeiramente na versão Carrera S. A configuração Turbo S chegou no fim de 2013, enquanto a Turbo ficou para 2014. A atual geração foi revelada no Salão de Frankfurt de 2015 e desembarcou no País no início do ano seguinte estreando motores turbo para toda a linha.