Sobre Peugeot 2008
Sobre o Peugeot 2008
O crossover foi apresentado em 2013, no Salão do Automóvel de Genebra, e foi exibido no Brasil pela primeira vez dois anos depois.
Inicialmente, o SUV foi lançado em três versões: Allure, Griffe e Griffe THP. Posteriormente, em 2017, houve mudança na motorização, enquanto em 2019, as versões com motor THP passaram a contar com transmissão automática de seis marchas.
Linha 2023
O Peugeot 2008 é flex e conta com quatro versões. Além do Allure e da Griffe, há também a Style e a Style THP, novidades da linha. A Style conta com um motor 1.6 aspirado, capaz de gerar 120 cv, mesmo motor usado na Allure
Já o Style THP e a Griffe usam um motor 1.6 turbo de 173 cv a etanol. Quando abastecidos a gasolina, a potência nestas versões cai para 113 e 165 cv, respectivamente. O câmbio é sempre automático de seis marchas.
Tanto o Style quanto o Style THP possuem uma pegada mais esportiva, como pode ser visto em outro modelo da Peugeot, o 208. Além disso, todas as versões oferecem rodas de liga leve exclusivas de 16 polegadas e grade frontal na cor preta.
Os faróis possuem máscara negra e as lanternas traseiras são de LED. Uma novidade é a tampa traseira pintada em preto, recebendo a inscrição “Peugeot” em tom cromado, o que só não ocorre na versão de entrada, a Allure.
Logo acima da Allure estão as variações Style, que possuem uma grande lista de itens de série, como câmera de ré, controle de cruzeiro e volante multifuncional.
Há ainda teto panorâmico e central multimídia com conexão ao Android Auto e ao Apple CarPlay. Já a Griffe ainda é equipada com bancos produzidos em couro, teto panorâmico, seis airbags, e a cor interna dark titanium. Por fora, há uma grade preta com acabamento cromado.
Todas as versões do Peugeot 2008 contam com seis opções de cores: Vermelho Rubi, Branco Banquise (sólido) ou Nacré (perolizado), Preto Perla Nera, Cinza Grafitto e a novíssima Cinza Artense.
Sobre o Peugeot e-2008
O SUV e-2008 da Peugeot foi desenvolvido para fazer parte da segunda geração da família 2008. A criação do modelo (primeira geração), na época somente a combustão, ocorreu na França, ainda em 2013, enquanto que o SUV somente chegou ao Brasil em 2015, sendo produzido em Porto Real (RJ).
O Peugeot e-2008 promove a estreia da nova geração do 2008 no Brasil. Essa segunda geração foi revelada na Europa ainda em 2019, contendo versões a gasolina e a diesel, além da configuração elétrica.
Linha 2023
O Peugeot e-2008 chegou ao Brasil em 2022 na versão única 100% elétrica, com o mesmo motor do irmão menor, o hatch e-208. São 136 cv de potência e 26,5 kgfm de torque. O SUV pode chegar de 0-100 km/h em 9,9 segundos, enquanto sua velocidade máxima é limitada eletronicamente em 150 km/h para não forçar demais as baterias.
A autonomia da versão elétrica é de 345 km e ele pode ser recarregado de várias formas. Na tomada doméstica, tradicional, a recarga total leva em torno de 24h56min, mas em estações de recarga (eletropostos) de até 22 kW esse número é reduzido, em torno de 6 horas. Se for ligado em uma estação de recarga ultrarrápida de 100 kW, a recarga leva somente 30 minutos.
Detalhes estéticos e interior
O visual do e-2008 se destaca pelo visual invocado no formato dentes da linha óptica com luzes DRL em LED. A grade frontal é pintada na cor da carroceria e o design tem algumas novidades interessantes, como o teto preto de série, novos vincos na lateral e o para-choque traseiro volumoso.
A traseira remete ao Peugeot 3008, que é maior, por conta do formato das lanternas. No caso do e-2008, o porta-malas comporta 434 litros, espaço positivo dentro do segmento de SUVs compactos. A cor da carroceria varia entre preto, prata, laranja, azul e branco.
O interior do e-2008 tem acabamento premium, mesclando toques de fibra de carbono, couro e inclui teto solar. O modelo tem o volante compacto com boa pegada para uma condução esportiva e oferece aquecimento para os bancos. Os modos de condução deste Peugeot são: Eco, Normal e Sport.
O painel de instrumentos é 100% digital com detalhes em 3D, enquanto a central multimídia é de 10 polegadas, mas com necessidade de fio para utilizar os sistemas Android Auto e Apple CarPlay.
A parte de segurança integrada oferece seis airbags, controle de cruzeiro adaptativo, assistência de farol alto, frenagem automática de emergência, reconhecimento de placas de trânsito, alerta de atenção e fadiga, sistema ativo de ponto cego, além de alerta e correção do volante para permanência em faixa.