Sobre Peugeot 2008
Linha 2018
O SUV aposenta o câmbio automático de quatro velocidades em prol de um automático de seis marchas. Houve também mudanças no motor 1.6 de quatro cilindros flex, que passou por alterações visando maior conforto e funcionamento linear, resultando em redução de potência e torque com etanol.
Outra novidade é a central multimídia, agora compatível com Android Auto e Apple CarPlay para fazer o espelhamento de smartphones. Na central, aliás, o botão giratório do volume foi trocado por dois acionadores sensíveis ao toque nas laterais da central, enquanto o botão Power agora é individual. Por fim, a versão Crossway deixa de ser uma série especial e passa a integrar definitivamente o catálogo.
Por baixo do capô
O 2008 é vendido em três versões: Allure, Griffe e Griffe THP. As duas primeiras são equipadas com motor 1.6 16V flex. A opção de entrada com manual de cinco marchas rende 115 cv de potência com gasolina e 122 cv com etanol, com torque máximo de 15,5 kgfm e 16,4 kgfm, respectivamente, disponível a partir de 4.000 rpm. Já com o câmbio automático de seis velocidades, os dados são 118 cv com etanol ou 115 cv com gasolina, com torque de 16,1 mkgf a 4.750 rpm com ambos os combustíveis
Já a versão topo de linha Griffe THP possui motor 1.6 16V turbo flex - como o C4 Lounge - capaz de entregar 165 cv com gasolina e 173 cv com etanol, com torque máximo de 24,5 kgfm com ambos os combustíveis a partir de 1.750 rpm. Nessa versão, a transmissão é sempre manual de seis marchas.
Mais do 2008
Fabricado em Porto Real (RJ), o 2008 usa a plataforma do hatch 208 e mede 4,15 m de comprimento, 1,73 m de largura, 1,58 m de altura e 2,54 m de entre-eixos. Seu porta-malas leva 355 litros. Por dentro, ele lembra bastante o hatch 208, com quadro de instrumentos elevado e volante pequeno. Seu diferencial está no freio de estacionamento, com uma alavanca que parece o manche de um avião.
Desde a versão básica, o 2008 traz de série direção elétrica progressiva, ar-condicionado com duas zonas de temperatura, rodas de liga leve aro 16, airbags frontais e laterais, faróis com luzes diurnas de LED, sensor de estacionamento traseiro, volante revestido de couro com regulagem de altura e profundidade, trio elétrico nas quatro portas e central multimídia com tela de sete polegadas sensível ao toque com GPS, Bluetooth, USB e função Streaming de áudio. Os clientes têm ainda a opção de baixar o aplicativo MyPeugeot, que acessa informações da central multimídia através do celular permitindo, por exemplo, informar onde o carro está estacionado, qual a sua autonomia, o consumo e o prazo para a próxima revisão do veículo.
Oferecido apenas com tração dianteira, o 2008 topo de linha Griffe THP vem equipado de série com o sistema Grip Control, que distribui a força entre as rodas dianteiras quando houver perda de aderência. São cinco modos de condução: normal, neve (até 50 km/h), areia (até 120 km/h), barro (até 80 km/h) e com o controle de estabilidade desligado (até 50 km/h).
Passado
O SUV compacto 2008 foi lançado no Brasil em abril de 2015, mesma época em que chegaram ao mercado seus rivais Jeep Renegade e Honda HR-V. Em 2017, ele ganhou câmbio automático de seis marchas.