Desde o dia primeiro de janeiro de 2014, em virtude das legislações estabelecidas no Inovar-Auto, os freios ABS se juntaram aos airbags duplos como itens obrigatórios para todos os carros vendidos ou fabricados no Brasil. O sistema antitravamento ABS é um item de segurança importante que salva vidas diariamente. E você pode nem notar que ele está atuando.
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Visto até então apenas em carros importados, o sistema de freio ABS equipou um carro produzido no Brasil pela primeira vez em 1991 com o Volkswagen Santana, chegando depois ao Chevrolet Ômega. Veja a seguir como funciona o sistema e tire todas as suas dúvidas.
O que é ABS?
É um sistema eletrônico complementar ao sistema de freio que evita o travamento das rodas em uma frenagem brusca de emergência. Seu nome vem da sigla em inglês para Antilock Braking System.
No painel do veículo, o ABS é identificado por um luz amarela que traz exatamente a sua sigla. Quando ligar o carro e a luz acender e logo em seguida se apagar, significa que o sistema está em perfeito funcionamento. Contudo, caso ela permaneça ligada, um problema no sistema pode estar ocorrendo.
Como funciona o ABS?
Usando sensores, o sistema monitora a velocidade nos pneus e, ao identificar que a frenagem causará o travamento de uma ou mais rodas, ele consegue atuar de forma independente em cada um para evitar que isso ocorra.
O freio aplica pressão e solta continuamente durante alguns segundos, pinçando o disco ou o tambor, dependendo do sistema. Isso tudo é feito de maneira muito rápida a fim de evitar que as rodas escorreguem no asfalto e, consequentemente, aumente o tempo de frenagem. Mas ele só entra em ação ao pisar no pedal do freio com força.
O que acontece quando o ABS funciona?
Ao entrar em ação, a principal característica do ABS sentida pelo motorista é uma trepidação no pedal do freio e um barulho mais forte vindo do pedal. Então não se assuste se o pedal vibrar em frenagens fortes, pois é o sistema atuando.
Se isso não ocorrer, significa que o ABS não agiu pois a velocidade não era suficiente, mas de qualquer forma ele segue monitorando a velocidade nas rodas.
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Quais são as vantagens do ABS?
Além de evitar que as rodas travem, o sistema permite que o condutor mantenha o controle da direção para fazer manobras. Ou seja, é possível girar o volante e desviar de obstáculos enquanto o sistema atua para parar o carro, freando sem perder o controle.
Outra vantagem é o menor tempo e a menor distância de frenagem - já que as rodas não travam, o carro não desliza ou derrapa por perder contato/atrito com o solo. E sua eficiência ocorre mesmo em pisos com baixa aderência com areia, grama ou asfalto molhado.
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