Problema conhecido popularmente como folga no volante, mas também chamado de folga na barra de direção ou na barra axial, esse drama vivido por alguns motoristas tem solução, mas, antes disso, vamos lembrar como detectar esse incômodo.
O que é barra axial?
A barra axial é uma peça responsável por ligar a caixa de direção com a roda. O volante trabalha com uma força vertical, então a barra de direção é responsável por converter essa força na horizontal, alterando assim a movimentação das rodas do veículo para o lado esquerdo ou direito através da caixa de direção.
O que devo avaliar em um carro usado? 9 dicas imperdíveis
Esse item é de extrema importância para regular o alinhamento do veículo. Sempre que ela for trocada, é recomendado que o modelo seja alinhado para que haja um melhor funcionamento do conjunto. Dependendo do veículo o problema pode até ser no suporte da caixa, também conhecido como mancal de fixação.
O ideal é que a barra de direção do veículo seja desmontada em uma oficina mecânica para que o problema seja diagnosticado da maneira correta.
O problema de folga no volante é mais comum em carros com direção hidráulica, podendo estar ligada diretamente com vazamentos de óleo ou mesmo por conta do desgaste de componentes do carro.
Taxa referencial de juros: o que é?
Fique atento também com o possível ressecamento da mangueira do fluido de direção. Uma dica valiosa é a de seguir o período pré-determinado pela montadora para troca de óleo. O manual do veículo costuma ter essa informação, portanto, vale uma boa leitura.
Quais problemas a barra de direção pode ocasionar no veículo?
Existem diversas partes do veículo que são prejudicadas por conta do problema na barra de direção, então não é recomendado que o motorista continue rodando com o carro após detectar a folga no volante.
Confira a lista de problemas:
- O veículo gasta mais os pneus e de maneira desproporcional (irregular)
- Perda do alinhamento
- Perda de estabilidade e aderência no asfalto
- Vibração no volante
- Os freios podem falhar: a frenagem de um veículo com rodas desalinhadas prejudica a segurança de todos que estiverem a bordo do veículo ou próximo dele.
Em casos mais graves, se a barra de direção estourar pode ocasionar também dano na caixa de direção e em outros componentes do veículo, impactando em custo maior de manutenção para o proprietário do carro e até podendo causar um acidente.
Para não correr nenhum desses riscos, é importante procurar uma oficina mecânica de sua confiança para realizar uma análise do seu problema específico, que pode variar de acordo com o modelo.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
- Links relacionados
-
- Manutenção e Serviços
-
- Últimas
-
- Quando devo trocar o filtro do câmbio automático?: Filtro tem grande importância para prolongar a vida útil do câmbio automático
- Quando devo trocar a bateria de carro?: Vital para funcionamento do veículo, bateria de carro normalmente dá sinais claros de que precisa de substituição
- 9 cuidados com o carro no inverno (não é só combustível): Baixas temperaturas exigem cuidados especiais para evitar riscos ao carro e à saúde e segurança do condutor
- O que é e como funciona o freio ABS?: Obrigatório no Brasil desde 2014, os freios com sistema antitravamento salvam vidas
- Como evitar prejuízos com o carro parado na quarentena: Conheça 9 ações simples que você pode realizar para evitar problemas sérios com o seu carro após o período de quarentena
- Jeep Renegade 2018 e 2019 têm defeito no airbag: Com possibilidade de desconfiguração, software que controla as bolsas infláveis do SUV precisa ser revisado
- Turbo do carro: a hora da manutenção e curiosidades: Motores turbinados já são praticamente a norma hoje em dia, mas na hora da manutenção, você sabe qual é qual?
- SP: rodízio será suspenso a partir da próxima semana: Prefeitura da capital paulista libera o calendário de suspensão do rodízio veicular entre os anos de 2018 e 2019
- Licenciamento 2018: prazo para final 0 está acabando: Veículos emplacados no estado de São Paulo e com tal final de placa têm até 31 de dezembro para regularizar a situação
- Licenciamento 2018: prazo para final 8 está acabando: Veículos emplacados no estado de São Paulo e com tal final de placa têm até 31 de outubro para regularizar a situação
- Dia das Crianças: vai viajar? Cheque o carro e os documentos: Atenção ao volante e checklist antes de iniciar viagem são fundamentais. Condutores devem ficar alerta aos romeiros
- Preço da gasolina subiu mais que a inflação em cinco anos: Estudo da Proteste mostra que o valor pago pelo combustível no Brasil subiu bem mais que a inflação acumulada do período
- Jeep Cherokee: suspensão pode enferrujar e gera recall: FCA, controladora da marca Jeep está convocando proprietários do SUV para recall dos braços oscilantes
- Multas: Detrans aceitarão pagamento de valores parcelados: Medida teve sua validade adiada sem explicações em maio. Pagamento com cartão de crédito ou débito também está liberada
- GNV: vale a pena ter o Kit Gás no carro?: O Gás Natural Veicular já foi mais popular, mas, em tempos de crise, ainda tem o abastecimento garantido
- Preço da gasolina sobe e chega ao maior valor em meses: A partir de amanhã (22), litro do combustível está saindo para as distribuidoras custando ainda mais que antes
- Pedágios ficam mais baratos em SP: A partir de 18/5, praças de pedágio do estado paulista passarão a cobrar menos como parte de uma etapa de investimentos
- Detran.SP permite obter e validar certidões de CNH online: Credenciais profissionais e outros 35 serviços passam a ser acessíveis pelo portal do Detran online
- Projeto quer iluminação obrigatória em faixas de pedestre: Projeto de Lei em tramitação na Câmara dos Deputados se inspira por experiência usada na capital paulista desde 1996
- Licenciamento 2018: placa final 2 precisa quitar o documento: No estado de São Paulo, proprietários de veículos com esse final de placa têm até o final de maio para efetuar pagamento