Honda CG 150 Titan Mix
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A moto flex foi anunciada como a grande vedete do Congresso SAE Brasil em 2007. A AME Amazonas fez o maior alarde e até apresentou um protótipo de moto custom de 300 cm³, cujo lançamento vem sendo postergado. Porém, com toda sua sabedoria oriental, a Honda mais uma vez sai na frente da concorrência e exibe a Honda CG 150 Titan Mix. É a primeira moto do mundo que roda tanto com álcool como com gasolina. Outro detalhe importante é que o novo modelo Honda terá repercussão internacional, além de divulgar a eficiência e a consciência ecológica do uso do etanol. Além disso, a CG Mix traz um moderno motor injetado com sistema que permite o uso simultâneo dos dois tipos de combustíveis. Se compararmos o preço entre a versão movida exclusivamente a gasolina, com a CG Mix, o consumidor vai desembolsar R$ 300,00 a mais pela novidade. O modelo de entrada, a KS (partida a pedal e freio a tambor), tem preço de R$ 6.340,00, sugerido pela montadora.
Segundo Paulo Takeuchi, diretor de relações internacionais da Honda, a nova versão da CG 150 vai de encontro com a política mundial da empresa, que assumiu um compromisso de fabricar produtos cada vez mais ecológicos. A partir da CG 150 Mix teremos um cenário favorável para uma nova geração de motocicletas, que vai atender a questão ligada a preservação da natureza, afirmou o executivo da Honda dizendo que, com certeza, a CG Mix vai alavancar a apresentação de outros modelos Honda com a mesma tecnologia. Mas tudo vai depender da receptividade e da repercussão do mercado, afirma Takeuchi.
DesafioO grande desafio do projeto foi otimizar a partida à frio, já que há uma maior dificuldade na vaporização do álcool em baixas temperaturas. Além de faltar espaço em uma moto para instalar subtanque, bomba, injetor e sensores, comuns nos carro flex. Então, a solução encontrada pela Honda foi substituir algumas peças na linha de passagem de combustível e recomendar o abastecimento com, pelo menos, três litros de gasolina misturados ao álcool. Daí o nome mix. Produto pensado exclusivamente ao mercado brasileiro, a Honda CG 150 Mix começou a ser desenvolvida em 2006. Foi um pedido da subsidiária brasileira para a matriz no Japão.
Em comparação a CG 150 Titan a gasolina, a Mix ganhou várias mudanças técnicas para rodar com álcool. Novo sensor de oxigênio, que oferece uma leitura mais eficiente da quantidade de oxigênio, resultante da combustão. Além disso, identifica o combustível que está sendo queimado. O ECM (Engine Control Module. Traduzindo: módulo de controle do motor) conta com quatro programas de funcionamento (moto abastecida só com gasolina, gasolina e álcool na mesma proporção, tanque contendo maior quantidade de álcool e tanque abastecido apenas com álcool).
Já o bico injetor com oito furos permite maior vazão, enquanto o filtro de combustível secundário tem maior capacidade de retenção de sujeiras e evita o entupimento precoce da bomba. O gerador foi adequado para atender ao maior esforço provocado pela partida a frio. O tratamento interno do tanque e o potenciômetro do marcador de combustível foram alterados para funcionamento com álcool. A bomba de combustível com dois filtros ganhou um tratamento interno para suportar a ação corrosiva do álcool.
Para evitar a propagação de fogo de fora para dentro do tanque, o bocal interno do tanque agora com tela antichamas, igual às utilizadas nos carros flex.
Para Alfredo Guedes, engenheiro mecânico e representante do departamento de relações públicas da Honda, a nova CG 150 Mix oferece a liberdade de escolha ao motociclista, além de atender as rígidas normas da terceira fase do Promot (Programa de Controle de Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares). A moto movida a álcool tem um comportamento mais vigoroso e oferece uma maior potência, com menor autonomia. Com a mudança, a CG Mix está mais street e utilitária. Ou seja, em perfeita sintonia com sua proposta, conta o engenheiro da Honda.
Motor limpoA CG 150 Titan Mix emite menos gases poluentes se comparada ao uso somente de gasolina. Com relação ao desempenho, a utilização da gasolina permite um funcionamento mais linear e progressivo do motor (injetado). Já o álcool favorece um comportamento mais vigoroso e ligeiramente mais potente, alega a Honda. Enquanto a motocicleta desenvolve 1,32 kgf.m de torque a 6.500 rpm e 14,2 cv de potência a 8.500 rpm quando abastecida com gasolina. Estes valores sobem para 1,45 kgf.m e 14,3 cv, respectivamente, quando utilizado o álcool.
Porém o consumo com o álcool é 30% maior se comparado com a CG 150 que roda exclusivamente com gasolina. Então vamos aos números: Uma CG 150 Titan pode rodar cerca de 640 Km com um tanque (16 litros x 40 Km/l). Já com a CG 150 Mix, o motociclista rodará cerca de 450 Km com um tanque de álcool.
Para encher o tanque da CG 150 com gasolina, o motociclista gastará cerca de R$ 40,00. Já com álcool, R$ 25,00. Economia, na bomba de 40%. Mas tudo isso, ainda no papel e dependendo dos preços do combustível onde reside o motociclista. Apenas um teste de consumo no dia-a-dia poderá determinar se e quanto o motociclista pode economizar com a nova CG Mix.
No painelCom o objetivo de auxiliar o usuário quanto à partida a frio, a CG 150 Titan Mix tem um mecanismo de alerta por lâmpadas em seu painel de instrumentos (de fundo verde). Há duas luzes: MIX e ALC. Quando ambas estiverem apagadas, significa que a partida é possível em qualquer temperatura. Se a luz "MIX" estiver acesa, o usuário deve abastecer sua motocicleta com um mínimo de dois litros de gasolina. Caso a lâmpada "ALC" esteja acesa, é preciso adicionar pelo menos três litros de gasolina.
Se, ao ligar a chave de ignição, a lâmpada "ALC" piscar, significa que a temperatura ambiente é baixa e que o teor de álcool no tanque é alto o que pode dificultar a partida. Já em caso de pane seca, é necessário que o usuário abasteça a motocicleta com, no mínimo, 50% de gasolina para que o sistema volte a funcionar adequadamente o mais rápido possível.
Para José Luis Terwak, gerente do departamento de novos produtos Honda, a Mix vem atender a um velho anseio dos motociclistas, ou seja, uma moto movida à álcool. Além disso, a nova CG é um produto exclusivo para o consumidor brasileiro. Mesmo sendo um modelo popular, a CG Mix oferece o que há de mais moderno em termos de tecnologia embarcada, afirma o engenheiro da montadora.
PreçoNa Mix, motorização, desenho e ciclística são os mesmos da versão tradicional. Disponível nas cores preta, vermelha, prata metálica e azul metálica, a CG 150 Titan Mix chega às concessionárias de todo o Brasil no final deste mês, em três versões: KS, com partida a pedal; ES, com partida elétrica; e ESD, com partida elétrica e freio dianteiro a disco. O preço público sugerido será de R$ 6.340,00 (KS), R$ 6.890,00 (ES) e R$ 7.290,00 (ESD). O modelo tem um ano de garantia, sem limite de quilometragem. Para este ano, a expectativa da Honda é vender 164 mil unidades da CG Mix.
O repórter viajou a Manaus à convite da Honda