O novo scooter da Aprilia chega ao mercado europeu por 9.600 Euros, o equivalente a R$23.500
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O Aprilia RSV 850 tem como base o GP 800 da Gilera, outra empresa que pertence ao Grupo Piaggio
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Ao contrário dos demais scooters, o SRV pode entrar em curvas a uma velocidade maior
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Segundo a Aprilia, o SRV pode ser inclinado a até 45º para fazer uma curva
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O Aprilia RSV 850 está equipado com motor de 839 cm³, capaz de gerar até 76 cv a 7.750 rpm
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Mesmo com características esportivas, o SRV oferece a posição de pilotagem confortável dos scooters
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Incomum: a posição centralizada do motor levou a Aprilia a empregar transmissão final por corrente
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O SRV também herdou o conjunto óptico triplo da superesportiva RSV4
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O motor do SRV 850 fica envolto pelo chassi de berço duplo
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Com motor e tanque centralizados abaixo do piloto, o scooter da Aprilia oferece um bagageiro modesto
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Ao contrário do protetor mais alto dos scooters, o SRV incorpora a bolha da esportiva da Aprilia
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O SRV 850 foi mostrado em Milão nas cores da moto usada por Max Biaggi no Mundial de Superbike
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O novo scooter da Aprilia também agrada quem prefere uma pilotagem mais esportiva
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O painel é completo com dois mostradores analógicos, um grande display digital e luzes-espia
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Desempenho e esportividade eram nitidamente a ideia do Grupo Piaggio ao criar o Aprilia SRV 850. Embora a base de sua concepção seja sua prima-irmã Gilera GP 800, a escolha da marca Aprilia para apadrinhar o novo modelo e da nomenclatura semelhante à da superbike RSV4 são provas claras de que o alvo aqui era agradar não só os fãs de maxi-scooters, como das superesportivas também.
Pensando nisso, os designers da marca buscaram inspiração no seu próprio quintal. Não por acaso, o SRV conserva o mesmo conjunto óptico dividido em três, as entradas de ar e os retrovisores com piscas incorporados da moto de 1000cc. Toda a frente da esportiva, aliás, foi reproduzida. Inclusive o parabrisa, que abandona a tendência natural dos scooters ao abrir mão de um protetor mais alto para adotar a mesma bolha da superesportiva e conservar seu visual agressivo. Na traseira, a esportividade fica por conta do escapamento duplo posicionado no lado esquerdo.
O scooter também ganhou cores de competição. Apresentado no último Salão de Milão com o esquema preto e vermelho utilizado na RSV4 Factory, pilotada por Max Biaggi no Mundial de Superbike, o SRV chega ao mercado em preto ou na opção de branco e preto mesclados. Para dar o toque final, a tipografia do nome também foi mantida para quem olhar não ter dúvidas de que não se trata de um modelo da Gilera, outra marca controlada pelo Grupo Piaggio.
Esportivo por fora e por dentro
Se no design, todas as linhas da superbike da Aprilia foram adaptadas, no motor, a marca italiana preferiu não abrir mão da potência. E não o fez. O SRV conta com um propulsor de dois cilindros em V, a 90º, de 893 cm³ que é capaz de gerar até 76 cv a 7750 rpm e tem torque máximo de 7,8 kgf.m a 6000 rpm.
O maxi-scooter da Aprilia traz algumas outras semelhanças com as motos de alto desempenho, como o chassi de berço duplo em treliça. Para garantir estabilidade em curvas feitas em velocidades mais altas. Assim, o scooter europeu oferece manobrabilidade digna de uma moto e, segundo a fabricante, é capaz de deitar a até 45° para fazer uma curva.
No quesito frenagem, o SRV também é reforçado. A roda dianteira de 16 conta com discos duplos semi-flutuantes de 300mm de diâmetro mordidos por duas pinças Brembo de dois pistões e recebe o apoio do sistema ABS. Já a roda traseira de 15 tem um disco de 280mm de diâmetro com pinça de pistão duplo. O conjunto de suspensão, por sua vez, é composto por uma balança com monoamortecedor horizontal e pré-carga ajustável na traseira; e garfo telescópico com curso de 122mm na roda dianteira.
Scooter de respeito
Embora possua predicados de uma motocicleta de média cilindrada em termos de desempenho, o SRV 850 conta também contada a praticidade dos scooters, como o câmbio CVT e o freio de estacionamento. O conforto também é uma característica do segmento que não foi esquecida no modelo italiano, de modo que o escapamento foi montado longe do chassi para manter as vibrações em nível mínimo. Na Europa, o maxi-scooter da Aprilia custa certa de 9.600 Euros (R$ 23.500).
Os scooters, independentemente do porte ou cilindrada, já conquistaram os continentes europeu e asiático e vem mostrando grande aceitação no Brasil. Modelos como o as versões de 400 e 650cc do Suzuki Burgman e, mais recentemente o Dafra Citycom 300i são prova de que um scooter como o SRV 850 poderia sim encontrar lugar entre os brasileiros. Mas, esta pode ser uma realidade distante, uma vez que a Aprilia não conta hoje com uma representação oficial no País. Ter esperança, entretanto, não custa nada.