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Tipos de bateria para carro elétrico

Entenda como funciona o principal elemento de um carro movido a eletricidade.

22/07/2024 - / Fonte: iCarros

Antes de comprar um carro elétrico, é importante ter em mente que a bateria desse tipo de automóvel é a sua principal peça, já que é nela que se concentra a energia que faz esse carro andar.

E, assim como uma variedade de carregadores de carro elétrico, esses carros também contam com variados tipos de bateria. E é justamente esse elemento que traz toda a autonomia ao veículo, permitindo um funcionamento mais autônomo, menos custoso e com um consumo de energia mais eficiente.

Por isso, para adquirir um veículo movido a eletricidade, é importante entender como funcionam e quais são esses tipos de bateria.

 

Como funciona a bateria de um carro elétrico?

O carro elétrico conta com um motor elétrico e utiliza uma bateria, normalmente, de íon de lítio, responsável por armazenar a eletricidade que fará o veículo andar. Quando o acelerador é acionado, essa bateria fornece a energia necessária ao motor, possibilitando o deslocamento do veículo. 

 

Tipos de bateria

 

Íon de lítio

Trata-se do tipo mais comum de bateria usado neste tipo de veículo, que é o mesmo material usado na maioria dos eletrônicos que conhecemos, como celulares e computadores, por exemplo. 

 

Principal vantagem

As baterias de íon de lítio não precisam de manutenção e não têm efeito de memória, ou seja, é possível carregá-las de novo sem afetar seu desempenho, mesmo não estando totalmente descarregadas.

 

Desempenho

Falando em desempenho energético, podemos dizer que elas são capazes de reter bastante energia para o seu tamanho. Isso permite que o carro rode mais com uma única carga. 

 

Segurança

Também podemos afirmar que, além de sustentável, já que é reciclável, esse tipo de bateria é o mais seguro do mercado, em comparação aos demais. 

 

Níquel Hidreto Metálico NiMH

Esse tipo de bateria é comum em carros híbridos, mas também pode ser visto em carros 100% elétricos. Seu ciclo de duração é maior que o das de íon-lítio ou chumbo-ácido, mas são consideradas baterias de custo mais alto, além de ter uma taxa alta de autodescarga e geração de calor em altas temperaturas. 

 

Chumbo-ácido

Costumam ser usadas para complemento de carga. Ao contrário das anteriores, seu ciclo de duração é curto, dificultando o desempenho em baixas temperaturas. Apesar disso, são baterias seguras e de bom custo-benefício, proporcionando alta potência e sendo uma boa alternativa de armazenamento secundário.

 

Supercapacitor

Embora não seja, de fato, uma bateria como as tradicionais, o supercapacitor tem capacidade de carga e descarga superior, tendo como ponto fraco seu menor armazenamento. Esses capacitores usam eletricidade estática para armazenar energia. São considerados muito úteis para armazenamento secundário em veículos elétricos, já que auxiliam no nivelamento da carga das baterias.

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